O economista Vitor Bento renunciou ao cargo de vogal do conselho de administração da Galp Energia porque assumiu a função de presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES), foi divulgado nesta quarta-feira pela empresa petrolífera. A Galp Energia divulgou a informação através de comunicado enviado nesta quarta-feira à CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários).

O economista, ex-presidente da SIBS (entidade que gere o Multibanco) passou a liderar o BES em meados deste mês, substituindo no cargo Ricardo Salgado. Vitor Bento, de 60 anos, é membro do Conselho de Estado e foi presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP), diretor-geral do Tesouro, diretor do Departamento de Estrangeiro do Banco de Portugal e vogal no Instituto Emissor de Macau.

Liderou ainda a Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) entre maio de 2006 e abril de 2008 e foi distinguido, em 2005, como Grande-Oficial do Infante D. Henrique. Nascido em Estremoz, no Alentejo, Vítor Bento é autor de cinco livros, relacionados com matérias económicas.