Na primeira entrevista concedida pelo casal após o escândalo, o pai biológico, David Farnell, declarou que pretendem lutar pelo filho, a quem deram o nome de Gammy. O bebé, atualmente com sete meses, permanece em Banguecoque com a tailandesa Pattaramon Chanbua, a mulher que foi a barriga de aluguer para os australianos e teve gémeos.

Pattaramon Chabua acusou o casal de ter ficado com a menina, Pipah, sem problemas de saúde, e de ter abandonado o rapaz, Gammy, portador de trissomia 21 e doente do coração.

Segundo a versão relatada pelo pai, o casal saiu da Tailândia sem Gammy porque tinha “medo de perder também a pequena” Pipah.

Em versões anteriores, os australianos disseram que os médicos tailandeses lhes comunicaram que o bebé com síndrome de Down não sobreviveria ao nascer com problemas cardíacos.

Farnell, que durante a juventude foi condenado por várias acusações de abusos de menores, assegura que quando terminarem os procedimentos legais para registar Pipah como australiana, irá buscar o pequeno Gammy.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pattaramon, que disse que o casal lhe ofereceu 16.000 dólares australianos (11.094 euros) para gerar um bebé, pediu a devolução da menina depois de saber dos problemas do pai na justiça.

O caso gerou uma grande polémica na sociedade australiana, onde as autoridades intensificaram o encerramento de agências que se dedicam a encontrar barrigas de aluguer na Tailândia.

As autoridades tailandesas abriram uma investigação sobre o uso de barrigas de aluguer, algo que segundo a lei local só está autorizado no caso de a mulher ser familiar dos pais e proíbe que a gestação seja feita em troca de dinheiro.

Numerosos casais estrangeiros, nomeadamente australianos, vão à Tailândia para utilizar serviços de clínicas de fecundação ‘in-vitro’ e barrigas de aluguer, apesar de um certo vazio legal.

A contratação de uma mãe de substituição é ilegal na Austrália, o que leva centenas de casais deste país, todos os anos, ao estrangeiro para encontrar “barrigas de aluguer”, de acordo com a organização não-governamental “Surrogacy Australia”.