O Governo francês recomendou esta quarta-feira que a companhia Air France suspenda “temporariamente” as ligações aéreas com a capital da Serra Leoa, Freetown, por causa da epidemia de Ébola que está a afetar aquele país da África Ocidental.

“Dada a evolução da epidemia e a situação dos sistemas de saúde (…), as autoridades públicas recomendam que a companhia Air France suspenda temporariamente os seus serviços para Freetown”, indicou um comunicado, divulgado após uma reunião do conselho de ministros francês.

A Air France é das poucas companhias aéreas que continua a assegurar ligações com a cidade de Freetown, com três voos semanais. A transportadora aérea ainda não reagiu a esta recomendação, de acordo com a agência francesa AFP.

A recomendação do Governo de Paris surge um dia depois de a companhia britânica British Airways ter prolongado até 2015 a suspensão das ligações aéreas com a Libéria e a Serra Leoa, na sequência da evolução da epidemia do vírus Ébola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vários sindicatos apelaram nos últimos dias aos tripulantes da companhia francesa para recusarem voos para as cidades de Conacri (Guiné-Conacri), Freetown e Lagos (Nigéria), devido aos receios de contaminação. Um dos sindicatos recomendou mesmo que a Air France suspendesse os voos para estes três destinos.

A companhia aérea francesa acionou algumas medidas de prevenção, nomeadamente a monitorização da temperatura dos passageiros na altura do embarque.

Durante a reunião de ministros, o executivo francês considerou ainda que a Air France pode prosseguir com os serviços para a Nigéria e para a Guiné-Conacri, dada a situação sanitária nos dois países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabilizou, até 20 de agosto, 1.427 mortos em 2.615 casos identificados em quatro países da África Ocidental.

A Libéria é o país mais afetado, com 624 mortos em 1.082 casos, seguindo-se a Guiné-Conacri, onde foram registados casos a cerca de 150 quilómetros da fronteira com a Costa do Marfim, com 406 vítimas mortais.

A Serra Leoa (392 mortes) e a Nigéria (cinco mortes) são os outros países afetados pela epidemia.

Na Serra Leoa, a região leste do país tem sido a mais afetada pela uma epidemia de febre hemorrágica provocada pelo vírus Ébola, mas o registo de um caso mortal em Freetown está a espalhar o medo na capital.