Um macaco provocou uma corrida por dinheiro quando atirou um maço de notas para a rua, a partir do topo de um edifício, no norte da Índia.

Segundo transeuntes em Shimla, o macaco foi visto domingo, com um maço de notas na mão, depois de ter entrado num edifício em construção, por ventura à procura de comida. Não encontrando nada para comer, roubou cerca de 10.000 rupias (125 euros) que o empreiteiro tinha preparado para pagar aos empregados, segundo o jornal indiano Amar Ujala.

“Estava a voltar de um templo nas proximidades quando reparei nas pessoas a olharem para notas a voar. Percebi que era um macaco que as estava a lançar de uma árvore”, disse Ashok Kumar, que confessou ter ainda conseguido apanhar “duas notas de 100 rupias (1,25 euros)”. Trabalhadores da obra tentaram, em vão, apanhar o ladrão, que atirava as notas, primeiro a partir do telhado de uma casa e depois do cimo de uma árvore, ao longo de quase uma hora.

Shimla, capital do estado montanhoso de Himachal Pradesh, possui um considerável número de macacos que frequentemente importunam os turistas e moradores da cidade.

Os macacos são venerados na Índia, mas por vezes conseguem ser uma verdadeira dor de cabeça, destruindo jardins, escritórios e residências, ou mesmo atacando pessoas em busca de comida.

As autoridades locais contrataram 40 “homens-macaco”, incumbidos de imitar os guinchos e gritos destes animais, para os tentar manter longe da zona urbana.

Esta não foi a primeira vez que um macaco se armou em “Robin dos Bosques” em Shimla. Em fevereiro, outro macaco roubou um saco de dinheiro e espalhou-o por uma rua movimentada da vila, para a felicidade de quem passava.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR