Pode ser por lazer, trabalho ou para visitar familiares, seja para perto ou para o outro lado do mundo, de carro, comboio ou avião, num hotel cinco estrelas ou na casa de um familiar – a verdade é que qualquer desculpa serve para viajar. No Dia Mundial do Turismo, celebrado hoje em todo o mundo, o Observador traçou um perfil do turista português e dos visitantes que chegam diariamente ao nosso país.

Segundo dados do Departamento de Turismo de Portugal, até o mês de julho recebemos cerca de cinco milhões de visitantes estrangeiros no nosso país, um aumento de 7,7% em relação ao período homólogo de 2013. Os ingleses encabeçam os estrangeiros que mais vezes visitaram Portugal neste ano, seguidos dos alemães, espanhóis, franceses e holandeses. O destino favorito? O Algarve. Albufeira e Portimão foram as cidades mais procuradas neste verão, segundo um levantamento realizado pela agência de turismo digital Trivago. Lisboa, Vilamoura e Monte Gordo fecham o top 5.

O turismo nacional também cresceu neste ano. Até ao mês de julho foram registados mais de três milhões e meio de turistas portugueses em Portugal, 12,1% a mais que em 2013. A preferência internacional dos portugueses é Barcelona, seguida de Benidorm, Londres, Paris e Madrid.

Com um número tão elevado de turistas, a escolha do país como destino turístico preferencial reflete-se nos mais de 100 prémios recebidos nos últimos dois anos. Em 2014, fomos escolhidos como melhor país europeu pelos leitores do USA Today, Lisboa foi considerada um dos 25 melhores destinos do mundo segundo os viajantes do site TripAdvisor, o Porto foi considerada a melhor cidade europeia pela European Consumers Choice, o Alentejo como um dos melhores lugares para visitar em 2014 pela National Geographic, os Açores foram escolhidos como destino preferido pela European Travel Agents’ and Tour Operators’ Associations, entre outros reconhecimentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conheça nesta infografia mais alguns números sobre o turismo em Portugal.

 

infografia_dia_turismo04