A proposta de redução de deputados que ia ser discutida quarta-feira no Parlamento vai ser retirada e a reunião da Comissão Política, para discutir apenas este tema, que tinha sido convocada para terça-feira já foi cancelada.

Atuais dirigentes do PS contactados pelo Observador garantiam segunda-feira de manhã que tanto o agendamento como a reunião da Comissão Política “não fazem sentido”, tendo em conta os resultados das eleições primárias de domingo que deram uma vitória esmagadora a Costa como candidato do PS a primeiro-ministro.

António José Seguro tinha proposto o agendamento potestativo (quando um partido pode agendar iniciativas mesmo contra a vontade de todos os outros grupos parlamentares) de uma proposta de deliberação sobre a redução de deputados e um projeto-lei sobre novas incompatibilidades para detentores de cargos políticos.

Na noite de domingo, Eduardo Ferro Rodrigues, ex-líder do PS e apoiante de Costa, apelou logo a que a proposta de redução de deputados fosse imediatamente retirada.

António Costa é a favor da revisão da lei eleitoral para a Assembleia da República, mas nunca defendeu a redução do número de deputado pois receia que isso afete a proporcionalidade partidária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR