Anna Stoehr, uma centenária residente em Plainview no Minnesota, inscreveu-se no Facebook para poder receber mensagens de “parabéns” quando completasse 114 anos. Mas quando tentou criar uma conta, descobriu que o seu ano de nascimento não estava na lista de opções. Não teve então outra hipótese — teve de mentir quanto à sua idade.
A centenária nasceu em 1900, muito antes de a família ter luz elétrica em casa, um telefone ou até mesmo um carro. O modelo Ford T ainda não tinha sido inventado e era bem mais provável ver pessoas a passear na rua montadas a cavalo do que dentro de um carro. O mundo era muito diferente quando Anna nasceu, mas isso nunca a impediu de se adaptar às novas realidades — e tecnologias. “A minha mãe sempre foi muito curiosa em relação a tudo”, disse o seu filho de 85 anos ao canal NBC. “E continua a ser”, acrescentou.
O interesse de Anna pela tecnologia começou quando se tornou amiga de um vendedor de telemóveis, que vendeu um smartphone ao seu filho. Desde então, Joseph Ramirez tem-na ensinado a usar a internet, a enviar emails e a fazer pesquisas no Google. Com 113 anos de idade, Anna Stoehr esteve no hospital por duas vezes, uma delas por causa de um acidente de carro. Diz que o segredo para a sua longevidade está em cozer pão e em manter uma vida saudável e ativa.