458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ciberespionagem

Noticiário

6h. Ciberataques. Banca e governo são o maior alvo

Número de ataques informáticos aumentou 26% entre 2020 e 2021. E Volodymyr Zelensky pede pena de prisão para os autores do ataque a um centro comercial que provocou 20 mortos.
Noticiário

13h. NATO. Finlândia anuncia candidatura em breve

Está para breve o anúncio da candidatura da Finlândia à NATO. É esperada a chegada de civis retirados de Azovstal. E ainda, avisos sobre o Pegasus, depois do telemóvel de Sánchez ter sido espiado.
Ciberespionagem

Pedro Sanchéz alvo de escutas pelo Pegasus

Porta-voz do governo espanhol revela que se verificaram duas intrusões no telemóvel do primeiro-ministro, Pedro Sanchéz, em maio de 2021, e uma escuta ao telefone móvel da ministra da Defesa.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Há uma guerra de hackers no Telegram

Cerca de 100 grupos identificados estão a travar uma ciberguerra, a maior parte contra a Rússia. Informações confidenciais e acessos restritos a várias instituições são vazados na rede social Telegram
Boris Johnson

Gabinete de Boris terá sido alvo de ciberataque

Os gabinetes de Boris Johnson e do MNE britânico terão sido alvo de um ataque com o spyware que permite aceder a mensagens e chamadas. Organização que fez denúncia suspeita dos Emirados Árabes Unidos.
Guerra na Ucrânia

China terá levado a cabo ciberataque à Ucrânia

É a primeira acusação de influência chinesa na invasão à Ucrânia. De acordo os serviços de informação de Kiev, a China levou a cabo cibertaques que afetaram 600 sites do ministério da Defesa de Kiev.
Guerra na Ucrânia

Israel recusou venda de software Pegasus à Ucrânia

Telavive terá receado que venda do poderoso software de ciberespionagem à Ucrânia fosse mal recebida em Moscovo. Pegasus tem sido usado para vigiar opositores, jornalistas e alvos militares.
Noticiário

7h. Ataque à Vodafone. Ainda há constrangimentos

Operadora revela que já foram restabelecidos alguns canais do serviço de apoio a clientes, mas com muita instabilidade. E, Ministério da Administração Interna voltou a falhar nos prazos do SIRESP.
Semáforo Político

Vodafone. "Um ataque de uma potência estrangeira"

José Tribolet, professor catedrático de Sistemas de Informação do IST, afirma que se trata de "um ataque com o poder de um Estado por trás". Diz ainda que falta investir no cibercombate em Portugal.
Polónia

Governo polaco admite ter software de espionagem

Uma vez instalado num telemóvel, o Pegasus pode aceder às mensagens e dados do utilizador, mas também ativar o dispositivo remotamente para capturar som ou imagem.
Espionagem

Chefe do MI6 agradece paródia chinesa do 007

O chefe do MI6 agradeceu pela "publicidade grátis" à agência de notícias da China pela paródia que retrata um encontro entre os espiões britânicos e agentes norte-americanos pertencentes à CIA.
Ciberespionagem

Grupos de ativistas pedem sanções contra Pegasus

Carta de 86 organizações a exigir sanções foi dirigida esta sexta-feira ao chefe da diplomacia da União Europeia e aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do bloco europeu.
Espionagem

Israel acusa caseiro de ministro de ser espião

Goren Gorochowsky, empregado doméstico do ministro da Defesa de Israel, contactou um grupo de hackers ligado ao Irão para fornecer serviços de espionagem.
Economia

Maior receio de empresas é desaceleração económica

Análise da Aon revela que o maior receio das empresas portuguesas é uma desaceleração da economia, além do risco de novas vagas pandémicas. A nível global, os ataques cibernéticos preocupam mais.
Hungria

Pegasus: oposição pede demissões no governo Orbán

Pressão aumenta sobre o governo húngaro, acusado de espiar jornalistas e adversários políticos com software israelita. Oposição tenta unir-se para formar coligação inédita para derrotar Orbán em 2022.
Direitos Humanos

AI tenta impedir exportação do software Pegasus

Preocupada com a enorme escala das violações perpetradas por meio de vigilância cibernética secreta, a Amnistia Internacional pediu a Israel para impedir exportações do software Pegasus.
Ciberespionagem

Hungria recusa revelar se usou Pegasus

De um lado a Arábia Saudita a assegurar que não utilizou o software para "fins reprováveis". Do outro, a Hungria sem confirmar nem reprovar acusações de espionagem. Facto é que ambos utilizam Pegasus
Angela Merkel

Merkel quer restrições a vigilância informática

Para a chanceler da Alemanha, estes programas informáticos "não devem ser vendidos a países onde a monitorização pela Justiça das operações (de escuta) talvez não esteja garantida".
Ciberespionagem

Vírus Pegasus. Macron e Charles Michel na lista

São mais de 50 mil números de telefone afetados pelo software Pegasus. Além de jornalistas há vários números de políticos nas listas de telemóveis infetados com vírus israelita.
Ciberespionagem

Pegasus. O vírus de Israel que vigiou meio mundo

Desenvolvido pelo grupo israelita NSO, o software Pegasus foi utilizado por dez países (da Índia à Hungria) para vigiar os telemóveis de jornalistas. Tudo começava com um link ou imagem no Whatsapp.
Ministério da Defesa

Portugueses valorizam o papel das Forças Armadas

De acordo com o ministro," 69% dos interrogados consideram que o mundo será mais perigoso daqui a dez anos", temendo que estes "tenham razão".
Rússia

TV russa: ciberataque perturba emissão de Putin

"Os nossos sistemas digitais estão, neste momento, a ser alvo de fortes ataques", afirmou uma apresentadora da Rossiya 24, enquanto justificava a Putin as razões da má qualidade da comunicação.
Resposta Pronta

"Toda a gente tem de aumentar a sua ciberhigiene"

Alejandro Mayorkas é o o secretário da Segurança Interna dos EUA. Em entrevista exclusiva ao Observador explica que a ciberameaça deve ser levada muito a sério. Conversa em inglês e não dobrada.
Ciberespionagem

Polónia alvo de ciberataque "sem precedentes"

"Fomos alvo de um ciberataque sem contra a Polónia, contra as instituições polacas e os utilizadores de caixas de correio eletrónicas", declarou o porta-voz do governo.
Tecnologia

UE testou resposta a cenários de cibercrime 

Quando ocorre uma crise no ciberespaço, a rede de Organização de Ligação para Crises do Ciberespaço reage a nível técnico e político para "apoiar a gestão coordenada" dos incidentes.
Ciberespionagem

Duplicaram ataques informáticos em 2020 

Em 2020, registaram-se 1.418 incidentes graves, um aumento de 90%. Administração Pública, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais foram alguns dos alvos.
Ciberespionagem

China e Rússia entre os países que espiam Portugal

PJ está a investigar alguns ataques informáticos a instituições portuguesas seja para obter informações ou para sabotá-las. China e Rússia, segundo o Público, estão entre os suspeitos.
Noticiário

9h. Espionagem. Portugal não faz o suficiente

Presidente do OSCOT, António Nunes, critica o Estado português, a propósito do relatório anual de Segurança Interna. O documento adianta que Portugal foi alvo de ataques informáticos de alto nível.
Noticiário

7h. Portugal foi espiado por outros Estados

Infraestruturas críticas nacionais foram alvo de ataques informáticos. Empresas como EDP e Altice são vítimas. Secretas revelam ainda ligações da extrema-direita aos negacionistas da pandemia.
Segurança Informática

Um escudo cibernético para a Europa

A Europa deve afirmar-se na cena internacional, impondo uma verdadeira doutrina cibernética. Quem ataca os interesses vitais da Europa deve estar ciente de que isso passará a ter consequências.
Noticiário

10h. Governo dos EUA sofre ataque informático

The New York Times e Washington Post avançam que Rússia pode ser responsável. O ataque terá ainda comprometido várias empresas de consultoria, tecnologia, telecomunicações, petróleo e gás.
Ciberespionagem

Rui Pinto diz que Doyen queria que espiasse FPF

O hacker é acusado de tentativa de extorsão à Doyen, mas a sua defesa garante que se falou numa eventual contratação pelo fundo de investimento e que este tinha interesse em que Pinto espiasse a FPF.
Crime Informático

Pandemia faz disparar aumento de ciberataques

O conselho de fiscalização das "secretas" admite que a pandemia fez acelerar "exponencialmente" no primeiro semestre do ano o "registo de ciberataques".
Ciberespionagem

Intrusão do programa Pegasus é "muito grave"

John Scott-Railton sublinhou que se trata da primeira vez que o programa fabricado pela empresa de Israel é utilizado contra responsáveis europeus, neste caso contra políticos espanhóis.
Coronavírus

Está mais tempo online? Faço-o em cibersegurança

Atenção ao que partilha. Seja em teletrabalho ou a fazer compras, há cuidados a ter para que a vida online seja feita em segurança. Deixamos os conselhos da PJ e do Centro Nacional de Cibersegurança.
Ciberespionagem

China nega acusação dos EUA de ciberespionagem

Governo chinês nega ter feito ciberespionagem, depois de os Estados Unidos acusarem quatro militares de chineses de pirataria informática na usurpação de dados pessoais da agência de crédito Equifax.
Justiça

Ana Gomes. "Dois pesos, duas medidas" em Rui Pinto

A ex-eurodeputada Ana Gomes criticou os "dois pesos e duas medidas" da justiça portuguesa em relação a Rui Pinto, a fonte dos documentos que levaram ao Luanda Leaks.
Luanda Leaks

Rui Pinto foi mesmo a fonte do Luanda Leaks

Comunicado dos advogados Francisco Teixeira da Mota e William Bourbon, confirma a suspeita da PJ. Ao Observador, advogado revela que material foi entregue há mais de um ano.
Apps

Android. Facebook e Instagram podem expor dados

A unidade de monitorização de ameaças cibernéticas Check Point Research encontrou vulnerabilidade antigas ainda ativas em centenas de aplicações Android, como as do Facebook e Instagram.
Huawei

EUA. Instituto liderado por português bane Huawei

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos, com sede nos EUA e liderado por José Moura, impediu a Huawei e funcionários de participar "em certas atividades" devido à decisão de Trump.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.