Desde janeiro que a marca American Eagle não utiliza photoshop nas modelos escolhidas para os seus anúncios de lingerie. A prática parece ter vindo para ficar até porque, garante o Business Insider, os consumidores estão a aderir cada vez mais aos produtos em questão. ” Deixámos marcas de beleza, deixámos tatuagens”, explicou a representante Jenny Altamn, no início do ano no programa televisivo Good Morning America, referindo-se às fotografias que compõem as respetivas campanhas publicitárias. O certo é que as vendas da linha de roupa interior Aerie subiram 9% no último trimestre, reporta a mesma publicação.
American Eagle no usó Photoshop en sus ads de lencería y sus ventas subieron 9% #betterBrands http://t.co/eAjmdOTNzE pic.twitter.com/ggBmQu3pmt
— inz (@inzlabs) November 4, 2014
A estratégia da American Eagle contrasta claramente com a da Victoria’s Secret, cuja campanha de lingerie com a legenda “The Perfect ‘Body'” (“O corpo perfeito” em português) ainda está nas bocas do mundo. A polémica estalou nas redes sociais, onde circula uma petição contra a marca norte-americana, que já leva mais de 20 mil assinaturas, exigindo um pedido de desculpas e a alteração dos cartazes publicitários. Ainda que o slogan se refira ao nome da linha de lingerie —“Body” –, a reação do público não se fez esperar e o argumento de que a marca estaria a passar uma mensagem errada soou mais alto. A petição em causa também lançou a hashtag #iamperfect (“eu sou perfeita”) nas redes sociais, sendo que alcançou milhares de pessoas, sobretudo mulheres, no Twitter.
American Eagle stopped airbrushing lingerie models, and sales are up 9% http://t.co/jpjPOoAeZj pic.twitter.com/CTJ2K8u78R
— Ashley Lutz (@AshleyLutz) November 3, 2014
Os executivos da American Eagle argumentam, então, que querem promover padrões de beleza mais realísticos para as suas consumidoras adolescentes. E, escreve a Business Insider, apesar de as modelos continuarem a ser bastante magras, as imperfeições são visíveis.
American Eagle ditches Photoshop! Well played. What do you think? http://t.co/XB2e7nKzYz pic.twitter.com/LgCvA8caXF
— Paul Steward | Photographer (@paul_francs) January 19, 2014
A Dove, dedicada a produtos de cosmética e detida pela Unilever, também surge no mercado como apologista de uma beleza real e, na sequência da polémica em torno da Victoria’s Secret, publicou no perfil oficial do Twitter a seguinte mensagem “Hoje celebramos o verdadeiro corpo perfeito”.
Today we celebrate the perfect REAL body and all the women who have said "#IAmPerfect the way I am." #TBT pic.twitter.com/CFD2GfokGE
— Dove (@Dove) October 30, 2014
Também a marca de lingerie Dear Kate pegou no tema e criticou a ditadura da beleza no respetivo site: “Como se as mulheres precisassem de ser recordadas da definição de beleza na nossa sociedade, o anúncio mostra dez modelos com formas de corpo semelhantes. Os criadores do anúncio provavelmente não pensaram duas vezes na mensagem que estão a mandar e, para nós, isso é marketing irresponsável”.