Uma carta da autoria da primeira mulher de Henrique VIII de Inglaterra, Catarina de Aragão, vai ser leiloada no decorrer da próxima semana em Paris, refere o jornal The Telegraph. O documento faz parte de uma coleção de missivas amorosas escritas por mulheres como Brigitte Bardot, Coco Chanel e Julie Drouet, amante do escritor francês Victor Hugo.

Na carta, datada de 3 de outubro de 1529, dirigida a um cardeal espanhol, a ainda rainha implora que o Papa a ajude a salvar o casamento e que impeça as tentativas de anulação levadas a cabo por Henrique VIII. Estima-se que o documento seja vendido por 35 mil a 40 mil euros. A carta documenta de forma única um momento crucial da história de Inglaterra. A recusa da anulação do casamento por parte de Roma, causou uma rotura das relações inglesas com o papado, levando Henrique VIII a designar-se como chefe da Igreja de Inglaterra.

Catarina, filha de Fernando II de Aragão, casou com Henrique VIII em 1509, um ano depois da morte do seu primeiro marido, o príncipe Artur, irmão mais velho de Henrique. Foi rainha de Inglaterra até 1533, data em que se divorciou do rei inglês. Ainda no mesmo ano, Henrique VIII voltou a casar com Ana Bolena.

Depois do divórcio, Catarina foi banida da corte e passou o resto dos seus dias no castelo de Kimbolton. Admirada por muitos, ficou conhecida por defender a educação das mulheres e por ajudar os pobres. A sua única filha, Maria, foi rainha de Inglaterra de 1553 ate à data da sua morte, em 1558.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR