Uma celebração do que é ser-se mulher. Trocado por miúdos, é isso o que pretende o Calendário Pirelli 2015, o qual foi lançado esta semana em Milão, Itália. A 42º edição tem o cunho do fotógrafo Steven Meisel que retratou algumas das mulheres mais belas no mundo, diz o Huffington Post, numa sessão fotográfica que aconteceu em maio último e teve como cenário de fundo a cidade de Nova Iorque. O calendário faz do “fetiche” o tema da edição, pelo que o látex surge a dominar o guarda-roupa escolhido a dedo pela estilista Carine Roitfeld.
The Pirelli Calendar 2015 is here and it's hot (and NSFW) http://t.co/a0ysC8e9tz pic.twitter.com/pHlKTA3uBO
— HuffPost Life (@HuffPostLife) November 20, 2014
À semelhança do que acontece em anos anteriores, um rol de supermodelos foi escolhido para dar a cara (e o corpo) ao icónico calendário, de entre as quais contam-se Joan Smalls, Adriana Lima, Natalia Vodianova e a recém-chegada Gigi Hadid. Mas há uma novidade que está a dar que falar na imprensa internacional: Candice Huffine é a primeira modelo de tamanho XL a participar no projeto que já leva décadas de existência.
'When you love your body you feel OK’: Plus-size model Candice Huffine on posing for #Pirelli http://t.co/U2uJZowoxP pic.twitter.com/NnDCU9vqgS
— The Telegraph (@Telegraph) November 18, 2014
A norte-americana de 30 anos tem feito um percurso de sucesso nos últimos anos, com participações em publicações como Vogue Italia e V Magazine, além de campanhas para lojas com presença global — é o caso da Marks and Spencer e da Nordstrom. Citada pelo britânico Independet, Candice Huffine comentou: “O Pirelli é uma peça emocionante de arte que sai apenas uma vez por ano. (…) Foi a melhor experiência para mim. (…) A ideia do meu tamanho ou peso nunca surgiu no processo de casting“.
Half-naked supermodels and loads of latex? Must be the 2015 #Pirelli calendar!: http://t.co/kP9cveHLC3 pic.twitter.com/kDaFvu38Tq
— Fashionista.com (@Fashionista_com) November 20, 2014
Entre o grupo de modelos a participar está ainda Karen Elson, a Miss Setembro. Aos 35 anos, disse à mesma publicação que o calendário pretende retratar diferentes tipos de mulher e que é uma celebração da condição feminina. Não se foca necessariamente no peso, até porque “todas temos muitas formas e tamanhos”. O certo é que as modelos variam entre idade, nacionalidade, experiência, forma e estilo de vida, não fosse o debate de “a mulher real” e de “o corpo perfeito” estar na ordem do dia.
“@BritishVogue: Meet the 2015 Pirelli calendar models by Steven Meisel – http://t.co/KuqsFUTanl pic.twitter.com/uZALF7pGIE” / @javieyzaguirre
— EstudioFE (@estudiofe) November 18, 2014
https://twitter.com/DianneSecret/status/534789535188934656
O primeiro Calendário, criado pela fabricante de pneus Pirelli, remonta a 1964 e foi concebido pelo fotógrafo Robert Freeman. Entretanto mais nomes se seguiram, incluindo Richard Avedon (1997), Marcus Piggott (2006), Mario Testino (2001), Terry Richardson (2010) e Karl Lagerfeld (2011). Em 2014, o Calendário Pirelli celebrou meio século de vida com uma produção que data de 1986, de Helmut Newton.