O Governo britânico anunciou que está a preparar uma lei que irá obrigar as empresas de telecomunicações a revelar a identidade dos utilizadores de Internet investigados pela polícia.

Os provedores de Internet deverão entregar à polícia os detalhes relativos a uma determinada direção IP para facilitar o trabalho de identificação de suspeitos, detalhou a ministra da Administração Interna britânica, Theresa May.

A responsável pela segurança britânica afirmou que os investigadores policiais “perderam capacidades” com as novas tecnologias, o que para si representa um “grande perigo”.

A lei permitirá aos agentes conhecer quem está a usar um computador ou um telemóvel num determinado momento.

“Esta lei é uma oportunidade de resolver problemas muito reais que existem à volta das direções IP e é um passo na boa direção para superar a brecha que em geral existe na informação digital”, sublinhou Theresa May.

Em abril de 2013, a ministra conservadora viu-se forçada a abandonar um projeto de lei que obrigava as empresas a guardar dados dos utilizadores durante um ano, perante a oposição dos membros do governo.