O Presidente francês, François Hollande, admitiu este sábado que um cessar-fogo poderá ocorrer no leste da Ucrânia nos próximos dias depois de uma visita inesperada à Rússia para conversar com seu homólogo no país, Vladimir Putin.

O Presidente russo, que se encontrou com Hollande no aeroporto de Moscovo depois de uma viagem ao Cazaquistão, também afirmou esperar que um acordo seja alcançado em breve para aguentar uma instável trégua que foi estabelecida em 5 de setembro para a região.

“Penso que devemos evitar outros muros que nos venham separar. Temos de encontrar soluções juntos”, disse o chefe de Estado francês no final do encontro. Hollande foi o primeiro chefe de um país ocidental a encontrar-se com Putin na Rússia desde que Moscovo anexou a península da Crimeia, em março.

“O cessar-fogo que será proclamado amanhã ou no dia seguinte deve ser totalmente respeitado”, disse Hollande em comentários exibidos na televisão francesa depois das conversas no aeroporto de Vnukovo, no sudoeste de Moscou, sem dar detalhes. “O papel da França é procurar soluções e evitar que problemas degenerem”, acrescentou, citado pela Reuters. “Eu queria hoje, ao lado do Presidente Putin, enviar uma mensagem de diminuição dessa escalada. Hoje essa mensagem é possível.”

Putin, que, segundo a Reuters, parecia nervoso antes de cumprimentar Hollande com um aperto de mão, disse que ambos discutiram detalhadamente o fim da violência que fez com que mais de 4.300 pessoas fossem mortas desde abril no leste da Ucrânia. “Espero sinceramente que num futuro próximo uma decisão final sobre o cessar-fogo seja tomada”, disse aos jornalistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR