A taxa de inflação caiu em dezembro para um valor negativo pela primeira vez em mais de cinco anos, segundo o Eurostat. A evolução anual dos preços foi negativa em 0,2%, ainda pior do que os 0,1% (também negativos) previstos, em média, pelos economistas nos últimos dias. O indicador vem reforçar a pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE) para que este avance rapidamente com novas medidas de estímulo monetário, para combater o risco de deflação, acredita a maioria dos economistas.

O Eurostat informou esta quarta-feira que, de acordo com a sua estimativa rápida, a taxa de inflação na zona euro foi de 0,2% em dezembro. A evolução dos preços está a ser pressionada pela recuperação lenta da atividade económica e da concessão de crédito, bem como pela forte queda dos preços da energia. Este fator foi o mais importante para a evolução negativa dos preços, com o Eurostat a calcular que os preços dos produtos energéticos caíram 6,3% em dezembro.

Os dados divulgados pelo Eurostat, por se tratarem apenas de uma primeira estimativa, não desagregam os dados por país. Em Portugal, segundo os cálculos do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de inflação está ligeiramente negativa em Portugal (0,02% em novembro), como acontece, também, na Grécia e em Espanha.

O Banco Central Europeu (BCE), que tem como mandato manter a inflação próxima de 2%, já está a olhar para três hipóteses para decidir qual será a melhor forma de intervir no mercado com a compra de dívida pública, uma intervenção que parece cada vez mais inevitável dada a inflação baixa que continua a afetar a zona euro. Essa decisão pode surgir já na próxima reunião do conselho de governadores do BCE, a 22 de janeiro, acreditam vários economistas.

“Já não é uma questão de saber se o BCE vai anunciar mais estímulos, mas mais como é que esses estímulos serão desenhados”, afirma Teunis Brosens, economista do ING em nota enviada aos clientes em reação aos números do Eurostat.

O gabinete de estatísticas da zona euro adiantou, também, num outro relatório, que a taxa de desemprego na zona euro manteve-se, em novembro, estável nos 11,5%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR