PT

Faliram quatro empresas de construção e imobiliário por dia em 2014

Desde 2010, encerram atividade 39.641 empresas de construção e imobiliário em Portugal. Em 2014, as falências caíram 17,3% mas ainda representam mais de um quarto do total nacional, diz a CPCI.

Encerraram atividade 5.800 empresas em 2014

JOAO ABREU MIRANDA/LUSA

Faliram, em média, quatro empresas de construção e imobiliário por dia em 2014, ou seja, 25,6% do total nacional. A evolução foi ainda assim positiva, visto que o número de insolvências (1.154) caiu 17,3% face a 2013. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI).

No total, encerraram atividade 5.800 empresas em 2014, menos 18,3% do que as 7.100 que encerraram no ano anterior. Desde 2010, já fecharam portas 39.641 empresas de construção e imobiliário e foram eliminados 276 mil postos de trabalho.

Em 2014, o desemprego no setor diminuiu 19,1%, dado que a CPCI considera “positivo para o início de 2015” e que espera poder ser consolidado ao longo dos próximos meses.

Os instrumentos e as soluções existem, seja no domínio do investimento público, seja no domínio do privado, que terá de assumir um papel preponderante”, lê-se no comunicado divulgado pela CPCI.

Para a confederação, o Governo terá de fazer assumir várias metas em 2015: dinamizar a Reabilitação Urbana, captar mais investimento estrangeiro, exevutra os fundos comunitários do QREN, concretizar o Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas, implementar o Programa Portugal 2020 e dar resposta ao repto corporizado pelo Plano Juncker.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: apimentel@observador.pt
Eutanásia

A democracia não é absoluta

Mário Pinto

Depois da enunciação da da dignidade da pessoa humana, a Constituição portuguesa faz a listagem enunciativa dos "Direitos, liberdades e garantias". E começa dizendo assim: "A vida humana é inviolável"

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)