Hayat Boumedienne, a companheira de Amedy Coulibaly que é procurada pelas autoridades francesas por alegadamente ter ajudado este último a matar uma mulher polícia nos arredores de Paris e quatro pessoas num supermercado judaico em Porte de Vincennes, pode afinal ter chegado à Turquia a 2 de janeiro. A informação dada pelo Governo turco exclui o envolvimento presencial de Hayat nos ataques que começaram em Paris a 7 de janeiro e que desde então provocaram a morte a 17 pessoas.

Segundo declarações à agência turca Anadolu do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hayat Boumedienne chegou ao aeroporto de Istambul, na Turquia, vinda de Madrid, no dia 2 de janeiro. Depois, dirigiu-se para a fronteira com a Síria, no dia 8 de janeiro. A informação iliba Hayat, companheira de Amedy Coulibaly, o sequestrador que reivindicou os ataques a uma polícia e a um supermercado judaico, em nome do Estado Islâmico, num vídeo póstumo.

As autoridades turcas divulgaram um vídeo de segurança do aeroporto de Istambul (aqui emitido pela Sky News) onde alegadamente se vê Hayat Boumedienne no aeroporto turco, a 2 de janeiro, acompanhada de um cidadão francês que as autoridades turcas afirmaram à BBC chamar-se Mehdi Sabry Belhoucine.

https://www.youtube.com/watch?v=PGrvWK8Tn-M

Morreram 12 pessoas no ataque dos irmãos Kouachi à redação do jornal Charlie Hebdo, uma polícia na quinta-feira e quatro reféns num supermercado judaico na sexta-feira nos ataques perpetrados por Amedy Coulibaly. Os três foram mortos pela polícia, falta apurar a participação de Hayat Boumedienne.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR