A polícia grega deteve neste sábado em Atenas quatro pessoas de origem árabe, relacionadas com a célula ‘jihadista’ desmantelada na quinta-feira na Bélgica, foi revelado pela imprensa local, numa operação policial que provocou dois mortos e originou 13 detidos.

De acordo com órgãos de comunicação social, citados pela agência France-Presse, entre os detidos encontra-se um homem de 27 anos que tudo indica ser o responsável maior da célula e que, a partir da Grécia, mantinha contato regular com o grupo de Verviers, cidade belga.

O homem, de acordo com as informações disponíveis, é um cidadão belga de origem marroquina, chama-se Abdelhamid Abaaoud e residia na Grécia. O jornal espanhol El País, refere que Abaaoud também será conhecido como Abu Omar Sussi e terá combatido na Síria como guerrilheiro do Estado Islâmico. Sobre os três restantes detidos, não há ainda informações, e não é claro que estes sejam ‘jihadistas’, disse fonte policial.

Uma operação antiterrorismo realizada na quinta-feira pela polícia em várias cidades da Bélgica resultou na detenção em Verviers de um suspeito e na morte outros dois presumíveis ‘jihadistas’, que alegadamente planeavam ataques para breve, uma semana após os atentados terroristas de Paris.

Cinco pessoas foram formalmente acusadas na Bélgica de “participação nas atividades de um grupo terrorista” e três delas ficaram em prisão preventiva, indicou o procurador federal, um dia após desmantelar uma célula que preparava atentados contra a polícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR