Os mercados na Europa parecem estar a reagir bem ao anúncio do programa de compra de dívida anunciado esta quinta-feira pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), com as principais bolsas a seguir em alta. A Bolsa de Atenas ganha mais de 5,7%. O euro continua a perder valor.

No dia seguinte ao muito esperado anúncio do programa de compra de dívida do BCE, os mercados parecem estar a receber bem as medidas dadas a conhecer em Frankfurt.

As principais bolsas europeias seguem a ganhar mais de 1%, com exceção de Milão e Londres. O PSI 20 também sobe, 0,73%, numa altura em que as ações da PT SGPS subiam mais de 15%.

psi20 dAY after

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte: Bloomberg

Os juros exigidos pelos investidores para deterem dívida pública também estão a beneficiar das medidas anunciadas pelo BCE. Na dívida pública portuguesa a dez anos, por exemplo, os juros caíam hoje para os 2,326%, o valor mais baixo desde que a Bloomberg disponibilizada dados, ou seja, 1997.

divida a 10 anos (1)

Fonte: Bloomberg

Já o euro continuava a perder valor. A moeda única tem vindo a sofrer uma queda pronunciada e de forma sustentada e hoje não foi diferente. Desde a abertura dos mercados bolsistas esta manhã que o euro já perdeu mais de um cêntimo. Nesta altura, 10 euros não conseguem comprar mais que 11,2 dólares.

euro dolar day after