Expansão Monetária
BCE

Nova recessão daria mais força ao populismo

Larry Summers, secretário do Tesouro de Bill Clinton e conselheiro económico de Obama, é contra o fim dos estímulos e diz que o mundo não se pode dar ao luxo de ter uma recessão no atual contexto.
Reserva Federal

Quem é o homem de Trump para mandar no dólar?

Jay Powell deverá suceder a Janet Yellen ao comando da Reserva Federal dos EUA, o banco central mais poderoso do mundo. Republicano, tem passado ligado à banca de investimento -- não é economista.
Dia Mundial da Poupança

Juros negativos. Ainda vale a pena poupar?

119
Qual é o impacto para a cultura de uma sociedade o dinheiro não render, onde falta incentivo à poupança? Há quem tenha medo de "bolhas", mas o economista-chefe do BCE preocupa-se mais com as crianças.
BCE

BCE decide em outubro se avança para o desmame

Mario Draghi confirma que já houve um debate – "muito, muito preliminar" – sobre a retirada dos estímulos monetários na zona euro. Em outubro, "boa parte das decisões sobre essa matéria será tomada".
BCE

BCE promete manter estímulos até que inflação suba

O Banco Central Europeu (BCE) sublinha nas atas da última reunião de política monetária que vai manter o atual nível de expansão monetária para que a inflação suba.
Expansão Monetária

BCE reúne, mas não deve alterar políticas

O BCE reúne-se hoje em Viena, Áustria, não sendo esperadas quaisquer alterações à política monetária depois de o presidente ter pedido tempo para que as medidas adotadas produzam resultados.
BCE

Dívida nacional: Até onde pode ir o BCE?

BCE será dono de cerca de 26 mil milhões de euros em dívida portuguesa, privada e pública, em setembro de 2016. Compras anteriores não serão limitação a que o BCE intervenha na dívida nacional.
BCE

Mercados em alta na ressaca da bazuca Draghi

Bolsas registam ganhos no dia após a decisão do BCE. Atenas sobe mais de 5%.
BCE

Ponto por ponto. Como vai funcionar o plano do BCE

210
Draghi conseguiu superar as expectativas, já elevadas, que se formaram nos últimos meses. A "bazuca" de liquidez levará à compra de 1,14 biliões de dívida na zona euro. Perceba como tudo vai funcionar
Zona Euro

Draghi dispara "bazuca": 1,1 biliões de euros

302
É um dia histórico para a zona euro. O BCE anunciou um plano de injeção de liquidez através da compra de dívida pública de 60 mil milhões de euros por mês. Compras vão durar enquanto forem necessárias
BCE

BCE quer comprar 50 mil milhões por mês até 2016

Proposta da comissão executiva prevê a compra de de 50 mil milhões de euros de dívida por mês, a partir de março, até ao final de 2016.
BCE

Quem está contra o BCE, está porquê?

BCE estará prestes a anunciar um plano inédito de injeção de liquidez através da compra de dívida pública. A confirmar-se, haverá muita gente a ouvir o anúncio de Draghi com preocupação. Eis porquê.
BCE

Zona euro precisa (mesmo) da bazuca de Draghi?

Dados do BCE sobre a evolução do crédito, divulgados hoje, foram animadores. Alemães têm apelado à calma, mas parece inevitável que quinta-feira seja anunciado um programa de compra de dívida.
Expansão Monetária

O BCE vai mesmo fazer o impensável?

Os americanos estão a fazê-lo. Os britânicos também. Os japoneses estão a fazê-lo ainda mais do que os dois primeiros. Será esta quinta-feira que o BCE lança um plano de compra de dívida pública?
Dívida Pública

Portugal pode ficar de fora das compras do BCE

110
O BCE tem em cima da mesa um plano de compra de dívida pública de até 500 mil milhões de euros. Uma das hipóteses é que as compras se limitem a dívida com "rating" máximo, que Portugal não tem.
Expansão Monetária

BCE a estudar formas de comprar dívida pública

Jornal holandês diz que há três hipóteses em cima da mesa. O BCE já está a analisar a melhor forma para avançar com a compra de dívida pública como forma de combater a inflação baixa na zona euro.
Expansão Monetária

Mais estímulos? BCE vai avaliar no início de 2015

O BCE cortou as estimativas de inflação e de crescimento económico para os próximos anos. Mas Mario Draghi deixa para o "início do próximo ano" a decisão sobre se avança ou não com mais estímulos.
Zona Euro

Perto do Natal, a "bazuca" de Draghi fica no bolso

O BCE poderá esta quinta-feira rever em baixa as projeções de inflação para o próximo ano. Mas Mario Draghi não vai para já, dizem os analistas, avançar com um programa de compra de dívida pública.
Zona Euro

BCE cria equipa para estudar "novas medidas"

Mario Draghi deu nesta quinta-feira várias pistas de que o Banco Central Europeu está cada vez mais perto de avançar com mais estímulos monetários "se for necessário".
A página está a demorar muito tempo.