Quando no domingo à noite, já depois de conhecidos os resultados eleitorais e de feitos os discursos da vitória, Alexis Tsipras (ou alguém da sua equipa) se sentou para olhar para o Twitter, deparou-se com inúmeros comentários sobre a vitória eleitoral. Mas só um lhe saltou à vista, e só um mereceu resposta imediata: o do Hugh Laurie, mais conhecido por ser o Dr. House da série de televisão norte-americana.

“Obrigado, Dr.”, limitou-se a responder o então eleito primeiro-ministro grego. Eram 23h36 quando a resposta foi enviada, altura em que já se começavam a acalmar os ânimos, depois de uma noite intensa de contagem de votos, onde o Syriza esteve até à última à espera de conseguir os dois deputados de que precisava para chegar à maioria absoluta.

Assim, a primeira mensagem escrita por Alexis Tsipras depois de se sagrar vencedor das eleições não foi nenhuma mensagem de vitória partidária nem tão pouco de agradecimento ao povo grego. Foi mesmo de agradecimento ao Dr. House, o médico mais conhecido da televisão, que lida com quadros clínicos bastante complicados.

O tweet de Hugh Laurie tinha sido escrito mais cedo, às 19h38, quando começaram a ser conhecidos os resultados que davam vitória indiscutível ao partido de Alexis Tsipras. “Bravo Syriza!”, escreveu o ator britânico. Mas o resto do comentário foi escrito num tom irónico e com um recado para o partido que prometeu renegociar a dívida e lutar contra as medidas de austeridade impostas pela troika. “Devem sentir-se como se tivessem ganho uma edição do Storage Wars [programa de TV sobre leilões de contentores com conteúdos diversos], mas vamos ter esperança de que os vossos contentores estejam cheias de coisas boas. Boa sorte!”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A conta oficial de Alexis Tsipras, que tem cerca de 2.264 publicações e mais de 64 mil seguidores, tem apenas um único “like”. Adivinhem onde? Isso mesmo, no comentário de felicitações de Hugh Laurie.