Não há dúvidas de que o país que estava no papel de vencedora da Miss Universo era a Colômbia. Mas, nas redes sociais, a celeuma, os comentários e as discussões giravam em torno de outra Miss, a da Jamaica, Kaci Fennel. Os utilizadores das redes sociais apressaram-se a falar derrota de Kaci como um caso de discriminação racial. Há mesmo quem diga que foi a inteligência da jovem jamaicana que não lhe permitiu ganhar, mas já lá vamos.

Primeiro o que é que Kacy Fennel tem ou não tem? Como tantas outras misses, tem 22 anos, é bonita e tinha o sonho de ser considerada a mais bonita do universo. Alta, com as medidas certas para concorrer ao lugar, destacou-se pelo seu cabelo curto que teve tantos fãs como críticos. Passou com distinção todas as provas, a de fato-de-banho, de vestido de gala e de traje regional, valendo-lhe o lugar no top 5 final (o quarto lugar).

Mas terão sido as respostas que deu durante o questionário que fizeram com que o Huffington Post  a chamasse “obviamente inteligente” e que o Hollywood Life acrescentasse que foi a “eloquência” que fez com que não ganhasse. Kaci não teve dúvidas quando escolheu Usain Bolt e Bob Marley como as maiores contribuições do seu país para o mundo e quando confrontada com o tamanho do seu cabelo explicou de forma “honesta”: “Eu não tenho longos fios como todas as outras. Eu estou a representar-me a mim, e isso é o que os concursos de beleza são. Tu não tens que te parecer de uma certa forma, e eu sinto e represento o que sinto.”

Este caso trouxe, mais uma vez, a público a questão da cor da pele das misses, o International Business Times aproveitou o momento para lembrar que desde 1952 foram quatro as mulheres negras que ganharam a coroação de Miss Mundo. A Miss Jamaica ficou em quarto lugar, e não foi só nas redes sociais que a indignação se levantou, imediatamente após a leitura dos resultados o público reagiu sob a forma de assobios.

https://www.youtube.com/watch?v=Cv28wg_5NMk

Embora a coroa tenha saído na cabeça da Miss Colômbia, a Miss Jamaica ganhou a coroa virtual no momento em que a etiqueta #MissJamaicaShouldHaveWon se tornou a trend do Twitter.