A KPMG escusou-se hoje a ser auditor externo da Portugal Telecom, SGPS, (PT SGPS) informou hoje esta empresa, através de um comunicado colocado no sítio da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na Internet.

Esta informação vem na sequência de comunicados da PT SGPS divulgados em 08 e 09 de janeiro no sítio da CMVM. No primeiro daqueles, os investidores eram informados de que a Deloitte renunciara às funções de auditor externo, depois de a Oi ter nomeado outro auditor para a PT Portugal e participadas portuguesas relevantes.

A Deloitte justificava a sua renúncia por, em consequência, passar a auditar uma “ínfima parte dos ativos e dos proveitos consolidados da PT SPGS”, depois da decisão da Oi, pelo que considerava “não dispor de condições técnicas para continuar a assumir a responsabilidade pela certificação das contas consolidadas da PT SGPS do exercício de 2014”.

Neste mesmo dia 8 de janeiro, adiantava-se também que a KPMG tinha sido convidada para substituir a Deloitte.

No dia seguinte, foi esclarecido que a substituição não seria imediata, uma vez que dependia da “conclusão de procedimentos de aceitação” que estavam em curso.

Entre estes procedimentos, pormenorizou-se nos comunicados, estavam a entrega de documentos por parte dos antigos auditores e reuniões destes com os novos.

Agora, a PT SGPS informou que foi notificada pela KPMG de que, “após a conclusão dos procedimentos referidos naqueles comunicados, a KPMG Portugal concluiu não lhe ser possível aceitar as funções de auditor externo da PT SGPS”.

Em resultado, adiantou-se no texto, a PT SGPS vai solicitar a outra firma uma proposta de auditoria, para poder fazer “a nomeação de um novo auditor externo no mais curto espaço de tempo possível”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR