A Sagres deu asas à imaginação e cozinhou um vídeo inspirado no Belenenses-Sporting (1-1) da mais recente jornada da Primeira Liga. Entre remates de Montero contra um muro, um canhão disparado e um tempinho livre para umas selfies ao intervalo, a marca de cerveja fez uma brincadeira e comparou Rui Patrício a um frango. Primeiro, quando o guarda-redes do Sporting largou a bola e quase ofereceu o primeiro golo à equipa caseira, veem-se umas mãos a temperar um frango. Depois, aquando do golo de Rui Fonte, em que Rui Patrício ficou (muito) mal na fotografia, vê-se o frango finalmente servido, com um ponto de exclamação que assinala o entusiasmo.

https://www.youtube.com/watch?v=lS9CA5vRTnw

A campanha foi mal recebida por alguns adeptos do Sporting. Os comentários (mais de 300) na página oficial do Facebook da Sagres demonstram-no e abrangem indignações várias. Uns queixam-se do “mau gosto”, outros são irónicos quanto à remoção do vídeo, acusando Portugal de ser um “país de virgens ofendidas”, que há bem pouco tempo se dizia Charlie. Ou seja, a favor da liberdade de expressão e humor, seja ele em que campo for, contra quem for.

“Ontem publicámos, aqui na nossa página, um vídeo que não foi interpretado da forma com que o criámos e pensámos. Compreendemos o ponto de vista daqueles que podem considerar este conteúdo ofensivo e por isso mesmo decidimos remover o vídeo em questão. Não foi nunca nosso intuito ofender, denegrir ou gozar com os intervenientes de um desporto que nos é tão querido. Durante a tarde daremos mais explicações sobre este assunto para que não restem dúvidas da nossa intenção aquando da criação deste conteúdo especificamente.” Foi assim que a Sagres justificou a remoção do vídeo, por volta das 13h00 desta segunda-feira.

As redes sociais, essas, são implacáveis, no humor também ele picante, provocador, e nas criticas à marca — veja aqui. O vídeo em baixo mostra o lance em que Rui Patrício foi infeliz no duelo contra o Belenenses, no Estádio do Restelo, no sábado passado.

https://www.youtube.com/watch?v=MYTwt-V8v6I

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR