Beirute, 21 fev (Lusa) – Pelo menos 48 rebeldes e membros das suas famílias, incluindo 10 crianças, foram “executados” pelas forças do regime durante uma ofensiva na província de Aleppo, uma nova atrocidade do conflito que assola a Síria, informou hoje uma ONG.

Referindo-se a um “massacre”, o diretor do Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH), Rami Abdel-Rahman, disse à agência francesa AFP que 48 sírios, entre os quais 13 rebeldes, e os membros das suas famílias foram executados, na terça-feira, por balas na localidade de Rityane, invadida pelo exército.

Entre os civis, encontravam-se 10 crianças e cinco mulheres, de acordo com o OSDH, que especifica que as vítimas pertenciam a seis famílias.

A maioria das pessoas foi executada nas suas casas. “Os soldados e milicianos pró-regime sabiam exatamente onde eles viviam graças aos informantes que os acompanhavam”, disse Abdel Rahmane.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não houve nenhuma resistência, exceto numa casa onde um rebelde disparou contra os soldados antes de ser executado com a sua família”, acrescentou o responsável, explicando que estas informações se baseiam em relatos de moradores que voltaram para Rityane após a retirada das forças armadas, um dia após o ataque.

Um militante ativista da província de Aleppo Mateus Abu Omar disse que “as forças de Bashar al-Assad cometeram na terça-feira um massacre, entrando em casas em Rityane e matando famílias, crianças, mulheres, pessoas idosas”.

“Alguns foram mortos com facas, outros foram desfigurados”, relatou Mamoun Abu Omar.

Num vídeo transmitido esta semana por ativistas, e apresentado como tendo sido filmado em Rityane, pode ver-se corpos de homens cobertos com cobertores e um menino a chorar juntos deles.

A guerra civil na Síria dura há quatro anos e já fez mais de 210.000 morto e desalojou milhões de sírios.

As Nações Unidas (ONU) afirmaram na sexta-feira que os crimes de guerra aumentaram “exponencialmente” na Síria.

HN // MSF

Lusa/fim