Tem fibras, cálcio, ferro. Tem magnésio, zinco e vitaminas. Convencido? É ainda antioxidante e anti-inflamatório, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol. O açaí tem tudo aquilo que é preciso para ser uma superfruta. Mas afinal o que é isso dos superfrutos?

“A denominação superfruto tem a ver com a sua densidade em nutrientes; o seu poder antioxidante, na eliminação de radicais livres; os potenciais benefícios para a saúde e a capacidade de cada fruta afetar estruturas celulares e moleculares. Além disso existem muitos estudos científicos que comprovam as suas propriedades” explica ao Observador Inês Miranda Fernandes, nutricionista clínica e do desporto.

E o açaí é apenas uma dessas frutas. Por exemplo, as bagas goji ou goji berry não são apenas conhecidas pelo alto teor de vitamina C, uma vez que têm 500 vezes mais desta vitamina que a conhecida laranja. Devem também o seu estatuto de superfruta ao facto de terem importantes propriedades no tratamento de infeções urinárias e gripe sazonal.

A romã nem se fala. É uma superfruta não apenas pelas suas vitaminas ou propriedades antioxidantes, mas também por ajudar a reduzir a tensão arterial, por ajudar a retardar o aparecimento ou desenvolvimento do cancro da próstata ou ainda por ter uma ação antiviral e antibacteriana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já a acerola parece ter impacto nos tratamentos da gripe, nas doenças pulmonares, como a tuberculose, nos distúrbios hepáticos, no stresse, no reumatismo e até na varicela. Além de uma grande fonte de vitaminas e sais minerais, o abacate pode ajudar a reduzir o colesterol, a prevenir cancros, e é uma fonte de ácido fólico, uma vitamina que previne anomalias congénitas no primeiro trimestre da gestação.

Estas são algumas das virtudes dos superfrutos da moda. Mas será que têm mesmo resultado? “As superfrutas, para serem consideradas como tal, possuem características que estão comprovadas através de diversos estudos científicos. Portanto sim, quando o seu consumo é regular, têm mesmo resultado”, garante Inês Miranda Fernandes. Esta especialista sublinha que devemos comer, em média, “cerca de quatro peças de fruta diferentes”, e a qualquer hora do dia.

Mas será que tanta fruta não engorda, perguntarão os mais curiosos. Pois bem, a resposta é: depende. “As frutas, tal como todos os alimentos, devem ser ingeridas com consciência. Temos de ter noção que são alimentos saudáveis, no entanto são ricos em açúcares e possuem um determinado valor calórico. Tudo depende do que se ingere ao longo de todo o dia e do dispêndio energético individual”, afirma Inês Miranda Fernandes, também autora de um site onde fala sobre nutrição.

Esta especialista sublinha que “cada vez mais as pessoas estão sensíveis às questões alimentares e, como tal, mais atentas ao que colocam dentro de si”, mas ainda assim diz que os portugueses não andam a comer a fruta que deviam: “Normalmente estou atenta aos carrinhos de compras das pessoas que estão na mesma fila de supermercado. Tenho ficado escandalizada com a prioridade dada a alimentos processados e à falta de frutas e legumes. Cruzando isso com a minha experiência clínica, considero que os portugueses têm um consumo muito abaixo das suas necessidades.”

Com o calor a chegar nada melhor do que reinventar a forma e a fruta que se come. Com casca, sem casca, em sumo, pó ou granulada, o importante mesmo é comer fruta. Veja a lista dos 10 superfrutos de 2015.

DOUNIAMAG-BRAZIL-ENVIRONMENT-AMAZON-XINGU

1. Açaí

Açaí é um fruto originário do Brasil, mais especificamente da região da Amazónia, possui um sabor exótico e um elevado poder antioxidante e anti-inflamatório. É uma boa fonte de fibras, cálcio, ferro (indicado na anemia), magnésio, zinco e vitamina B1 e B2. Mas os níveis de cobre e especialmente manganês são surpreendentemente mais elevados do que nas habituais fontes alimentares.

Tem uma boa quantidade de gordura, mas grande parte é de gorduras monoinsaturadas (60%) e polinsaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol LDL (conhecido por mau colesterol) e aumento do colesterol HDL (conhecido por bom colesterol). É um excelente alimento na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução dos níveis de colesterol no sangue.

O açaí é bastante conhecido pela sua capacidade estimulante, perfeita para quem pratica exercício físico. Encontra-se facilmente sob a forma de pó, o qual poderá utilizar nos seus smoothies.

2. Bagas Goji

As bagas em geral, são conhecidas por possuírem propriedades importantes na prevenção de doenças (ácidos fenólicos, flavonoides e antocianinas). Estudos revelam que o mirtilo vermelho e o goji são eficazes no tratamento da infeção do trato urinário e gripe sazonal. As bagas goji são a fonte mais rica de vitamina C disponível atualmente, pois ela possui 500 vezes mais vitamina C que a laranja. Além disso, fornecem aminoácidos e aproximadamente 21 oligoelementos. As goji possuem uma enorme concentração de antioxidantes – cerca de 25 mil unidades para cada 100g, uma quantidade muito superior à encontrada em diversos alimentos.

Como as condições climáticas para a produção da goji são bastante específicas, no Brasil, ela só é encontrada no formato de fruta desidratada ou em pó. Mas o fruto pode ser comido ao natural, ingerido na forma de sumo ou de chá. Na medicina tradicional chinesa, as suas raízes são usadas no tratamento de inflamações e doenças cutâneas.

3. Romã

Cada 100 ml de sumo de romã fornece 16% das necessidades diárias de um adulto de vitamina C. Também é boa fonte de vitamina B, ácido pantoténico, potássio e polifenóis antioxidantes. A romã é um potente antioxidante, importante na prevenção de doenças cardiovasculares, inclusive aterosclerose. Consegue também atuar na redução da pressão arterial, o que também contribui para a saúde cardiovascular. Previne ou mesmo ameniza o desenvolvimento do cancro da próstata.

Em pesquisas laboratoriais preliminares e estudos-piloto em humanos, o sumo de romã mostrou-se efetivo como agente redutor dos fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, a romã tem mostrado capacidade de reduzir a tensão arterial. O sumo de romã pode retardar o aparecimento ou desenvolvimento do cancro da próstata. Pode ter também uma ação antiviral e antibacteriana contra placas dentárias. Se é apreciador de romã fresca, terá de esperar pelo inverno, sendo o melhor período entre setembro e fevereiro.

4. Acerola

Rica em minerais como: cálcio, cobre, cromo, ferro, magnésio, manganês, potássio e zinco. Tem um grande destaque na quantidade de vitaminas A, B1, B2, B3 e principalmente a vitamina C. A acerola é bem conhecida pelo seu alto teor de vitamina C, destacando-se de todas as frutas. Um copo de sumo da acerola pode ter cerca de 80 vezes mais do que o sumo de laranja.

A vitamina C tem um papel importante nos tratamentos de mais de 40 tipos de doenças. A acerola, por ser rica em vitamina C, é uma poderosa arma terapêutica contra o cancro. Estudos demonstram que a ingestão diária de vitamina C tem um grande poder no tratamento de doenças degenerativa. A acerola tem-se revelado importante nos tratamentos de gripe, doenças pulmonares, tuberculose, distúrbios hepáticos, stresse, reumatismo e varicela. Recomenda-se a ingestão diária de 300g desta fruta, preferencialmente em forma de sumo, sem açúcar, associada a vegetais, outras frutas e frutos secos.

5. Abacate

O abacate é uma boa fonte de vitaminas A, B, C, E, potássio (mais do que as bananas) e fibra, além de ser uma discreta fonte de ferro. No entanto, é pobre em cálcio. Tem um alto valor energético, fornecendo cerca de 175 calorias por 100 gramas do seu consumo. O abacate é uma rica fonte em beta-sitosterol, um composto importante na redução dos níveis de colesterol. Estudos revelam uma associação entre o consumo de abacate e a prevenção de cancros da prostata, boca e mama.

Cada 100 g de abacate tem 23% do valor diário recomendado de ácido fólico. Estudos mostram que pessoas que comem dietas ricas em folato têm uma incidência muito menor de doenças cardíacas do que aqueles que não o fazem. A vitamina E, gorduras monoinsaturadas e glutationa no abacate também são importantes na prevenção de doenças cardiovasculares. O abacate é uma boa fonte de vitamina E, uma vitamina essencial que protege contra diversas doenças, ajudando a manter a saúde em geral.

6. Mirtilo

O mirtilo, ou blueberry, é reconhecido como uma “superfruta” pela sua qualidade nutricional. Além de ser fonte de fibras, possui elevada quantidade de vitamina C, um antioxidante natural que combate os radicais livres.

Estudos indicam que os seus níveis elevados de flavonóides são responsáveis por melhorar a capacidade de memória. Indicam ainda que o seu consumo regular ajuda a manter o bom funcionamento cerebral. Outro estudo referiu que as mulheres com maior ingestão desta fruta eram capazes de atrasar o envelhecimento cognitivo até 2,5 anos. O mirtilo é ainda rico em manganês, que desempenha um papel importante no metabolismo, podendo ajudá-lo a mantê-lo jovem e com elevados níveis energéticos.

Entre as frutas que já foram objeto de estudos mais avançados, o mirtilo é uma das mais ricas em antioxidantes. Apresenta um conteúdo particularmente elevado de polifenóis, tanto na casca quanto na polpa, que conferem funções de proteção sobre as paredes celulares. O consumo de mirtilos pode aliviar o declínio cognitivo que ocorre em portadores da doença de Alzheimer e outras condições ligadas ao envelhecimento.

7. Cerejas

As cerejas devem a sua cor vermelho escuro a um antioxidante chamado antocianina, que pode reduzir a inflamação e diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol. Um estudo recente associou o consumo de cerejas à redução até 50 % de dois marcadores comuns de inflamação dos vasos sanguíneos. Os consumidores de cereja também ganharam menos peso e experienciaram grandes reduções nos níveis de colesterol LDL.

8. Tomate

O antioxidante licopeno presente no tomate demonstrou uma enorme capacidade preventiva contra muitos tipos de cancro, particularmente o cancro da próstata, o cancro do colo útero e os cancros do estômago, da mama, do esófago, faringe e do reto.

O tomate é uma boa fonte de potássio. As dietas ricas em potássio demonstraram ser bastante favoráveis na redução da tensão arterial elevada e, portanto, na redução do risco de doença cardiovascular. Uma chávena de tomate fornece 11,4% do valor diário recomendado de potássio.

O tomate contém vitamina A (na forma de betacaroteno, que se converte em vitamina A no organismo), que melhora a visão e previne problemas relacionados, tal como a cegueira noturna e a degeneração macular. O tomate é uma boa fonte do mineral cromo. O cromo tem sido um excelente auxílio aos diabéticos, contribuindo para a manutenção dos seus níveis de açúcar no sangue.

O tomate é uma excelente fonte de vitamina K, que contribui para a saúde óssea, ativando a osteocalcina, a proteína que contribui para absorção do cálcio pelos ossos. Uma chávena de tomate cru fornece 17,8% do valor diário recomendado de vitamina K.

9. Kiwis

O kiwi é uma rica fonte de vitamina A, C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas. Tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxantes.

A perfeita combinação das vitaminas pode diminuir o risco de doenças cancerígenas e cardiovasculares e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando as rugas da pele.

Alguns dos elementos minerais que o compõem, o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial. A sua riqueza em vitamina C reforça o sistema imunitário, prevenindo gripes.

10. Toranja

A toranja previne doenças reumatológicas, pois contém ácido salicílico, que auxilia na quebra do cálcio inorgânico, o qual se acumula na cartilagem articular. Rica em caroteno, ajuda na prevenção de doenças cancerígenas. Esta fruta contém outro componente, a naringenina, que auxilia na reparação do ADN celular em pacientes com cancro da próstata, e também impede a reprodução das células cancerígenas.

Os antioxidantes encontrados na toranja são muito eficientes na diminuição dos níveis de colesterol. A toranja é rica em bioflavonoides, que intensificam os efeitos da vitamina C em até 20 vezes, reforçando desta forma o sistema imunitário.