A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) criou uma milícia chamada “Gladiadores do Altar“, cujo inimigo é o próprio “inferno”. Segundo o site da IURD, a iniciativa tem como objetivo “formar jovens disciplinados e altamente preparados para enfrentar os desafios” do dia-a-dia.

De acordo com a IURD, o grupo, criado em janeiro deste ano, visa formar jovens “vocacionados para a propagação da Fé Cristã”. Todos os membros são voluntários, sendo que para entrar na milícia é apenas necessário “ser batizado nas águas e ter o desejo e a disposição de servir Deus”, refere o site de notícias DCM.

O objetivo do grupo, composto exclusivamente por homens, é “entrar no inferno e ganhar almas”, mesmo que para isso seja necessário morrer. Num vídeo publicado no Youtube, e entretanto retirado, o bispo Renato Lucas descreve os “Gladiadores” como um grupo que está a ser preparado “para a obra de Deus”, refere o Brasil Post. Num outro vídeo, é dito que o “altar” é só para quem “quer ajudar o povo e dar a vida por ele”.

No seu perfil do Instagram, o deputado federal Jean Wyllys afirmou estar chocado com a existência desta “milícia”, que disse ter nascido do “fundamentalismo religioso” existente no Brasil. “O fundamentalismo cristão no Brasil tem vindo a ameaçar as liberdades individuais, a diversidade sexual e as manifestações culturais laicas. Agora, está a formar uma milícia”, escreveu na rede social.

Em resposta, a IURD publicou um comunicado no site onde acusa o deputado de ter iniciado “uma cruzada pessoal pela internet contra os ‘Gladiadores do Altar'” e de ter feito “uma avaliação sobre um projeto sobre o qual não sabe nada”. Na mesma nota, a igreja brasileira frisa que única disciplina que é oferecida aos membros dos “Gladiadores” é a espiritual.

A Igreja Universal do Reino de Deus é uma igreja neo-pentecostal fundada em 1977 em São Paulo, no Brasil, com sedes em diferentes países. O primeiro templo europeu foi fundado em Portugal, em 1989.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR