A ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, acusou esta quinta-feira os Estados Unidos de ter planos além das recém-implementadas sanções contra funcionários venezuelanos e de estar a preparar um bloqueio económico e comercial contra o país.

“Nós vamos defender a Venezuela em todos os cenários que surjam, aqui está contemplado um bloqueio financeiro, um bloqueio comercial, um bloqueio económico e o país deve saber disso”, disse.

Durante uma entrevista ao canal privado de televisão Venevisión, a ministra fez um apelo a todos os setores produtivos e aos venezuelanos para unirem esforços contra as sanções aplicadas recentemente contra funcionários do Governo de Caracas e contra o objetivo norte-americano de “bloquear” o país.

“Os empresários que hoje produzem na Venezuela vão ser afetados por esta lei de sanções (…) todos os venezuelanos e venezuelanas vamos ser afetados por esta lei e isto deve chamar à reflexão e à unidade nacional”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Delcy Rodríguez “chegou a hora da pátria, de saber quem levanta a bandeira da Venezuela e quem levanta a dos Estados Unidos”.

O Presidente dos EUA, Barack Obama, ordenou segunda-feira a aplicação de novas sanções a sete altos responsáveis venezuelanos, atuais e antigos, que acusa de violação dos direitos humanos.

As sanções a aplicar aos sete altos responsáveis venezuelanos, entre os quais o diretor-geral dos serviços secretos e o diretor da polícia nacional, são proibição de entrada nos Estados Unidos e congelamento de bens.

Obama declarou igualmente que existe uma situação de “emergência nacional” nos Estados Unidos devido ao “extraordinário risco” que representa a situação na Venezuela para a segurança norte-americana.