O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, aguaceiros, diminuindo de intensidade e de frequência a partir do meio da tarde, queda de neve acima de 800/1000 metros, subindo a cota para 1500 metros durante a tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.

Está previsto também vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora nas terras altas até meio da tarde e da ordem de 80 quilómetros/hora na faixa costeira ocidental e pequena subida de temperatura nas regiões norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 10 e 16 graus Celsius, no Porto entre 8 e 17, em Vila Real entre 5 e 14, em Viseu entre 4 e 14, em Bragança entre 3 e 14, na Guarda entre 0 e 8, em Castelo Branco entre 6 e 15, em Évora entre 6 e 16, em Beja entre 7 e 16 e em Faro entre 9 e 16.

O IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, podendo atingir os 90 quilómetros por hora nas terras altas, entre a 01:00 desta terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com o IPMA, os distritos de Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa vão estar sob aviso laranja entre as 03h00 e as 23h59 desta terça-feira, devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros de altura máxima. O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Estes quatro distritos vão passar depois, entre as 00h00 e as 06h00 de quarta-feira a aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

A barra de São Martinho do Porto está esta terça-feira fechada a toda a navegação e outras quatro estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa na Internet.

O arquipélago da Madeira também está sob aviso amarelo, entre as 21h00 desta terça-feira e as 09h00 de quarta-feira, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.