Com a aproximação da quadra festiva e o fim das privações alimentares impostas pela quaresma esperam-se alguns abusos: as carnes, os enchidos e os folares, os ovos de chocolate e as amêndoas cheias de açúcar. Para alguns também o álcool em quantidades abundantes para ajudar a empurrar toda esta comida. Para evitar os sintomas próprios da ressaca – dores de cabeça, náuseas, fadiga ou mau humor – o jornal espanhol El Pais deixa algumas propostas.

O consumo excessivo de álcool provoca desidratação, alterações hormonais, perturba as proteínas responsáveis pela comunicação celular (citosinas) e tem efeitos tóxicos no sangue. Conhecer o problema é meio caminho para a cura. Alimentos ricos em vitaminas, minerais, aminoácidos e açúcares para diminuir o sofrimento. Cozinhados mais elaborados, como fritos e guisados, é algo a evitar.

Cálcio para acalmar o estômago
Um copo de leite, rico em cálcio, pode ajudar a acalmar a gastrite provocada pela ingestão de álcool. Uma “cura instantânea”, segundo El Pais, que além disso tem cisteína, um aminoácido que ajuda na digestão do acetaldeído, produzido quando o corpo está a tentar processar o álcool ingerido. Se não lhe apetecer leite, um iogurte pode se uma boa alternativa.

Espargos protegem fígado
Os aminoácidos e minerais dos espargos podem acalmar a ressaca e protegem as células do fígado contra as toxinas. Este vegetal tem ainda propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Mas prepare-se porque os compostos ricos em enxofre vão dar à urina um cheiro característico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Banana para repor os níveis de potássio
Como o álcool é diurético, com a perda de água são arrastados minerais importantes para o funcionamento do organismo, incluindo potássio. Para os repor pode recorrer a uma fruta bem conhecida, a banana, que além disso também tem vitamina B6. Esta vitamina é importante na recuperação e também pode ser encontrada nos ovos.

Sumos: juntar hidratação com açúcar
Além de perder minerais, o organismo também perde açúcares. Os sumos de fruta, a par da água, são a melhor forma de repor os líquidos perdidos, mas os sumos ainda têm a vantagem de terem vitaminas. O sumo de laranja ajuda o fígado a processar o álcool e o sumo de tomate tem um efeito anti-inflamatório.

Um bife de atum para completar o repasto
Se o estômago aguentar uma refeição mais completa opte por um bife de atum, porque tem uma enzima que ajuda a atenuar os efeitos da ressaca – é vasodilatadora, favorece a irrigação dos tecidos, favorece a oxigenação e elimina toxinas. Se não tem um bife de atum a jeito pode tentar com o atum em lata ou uma posta de salmão.