A ERC emitiu um parecer desfavorável à exoneração de Fausto Coutinho, diretor de Informação da rádio pública. Assim, Fausto Coutinho não pode ser demitido e a nomeação de João Paulo Baltazar para o lugar fica pendente. Segundo o Observador apurou, o presidente da ERC já tinha informado o presidente da RTP sobre a deliberação na quarta-feira passada, mas só esta segunda-feira veio a público.

Fausto Coutinho terá dito à ERC na sua audição que não lhe foram apontadas razões para a destituição por parte da nova administração RTP. Além disso, a administração liderada por Gonçalo Reis não terá sido clara à ERC na apresentação de motivos para a exoneração, dizendo apenas que tinha um “mandato de mudança”. A somar a isto, a administração da RTP não terá um parecer do Conselho de Redação da rádio sobre a destituição do diretor de informação, um dos passos a ser tomado no processo.

Contactado pelo Observador, o presidente da ERC disse não querer alongar-se sobre o assunto. “Não quero dizer nada que possa pôr em causa o processo porque estamos a falar de pessoas. Não devemos pôr em causa o profissionalismo dos que saem e dos que entram”, referiu Carlos Magno. O Observador tentou ainda contactar Fausto Coutinho, sem sucesso.

Agora há dois cenários em cima da mesa: a administração da televisão pública pode reapresenta o pedido à ERC, já com o parecer do Conselho de Redação da rádio e com as razões para o afastamento de Fausto Coutinho, ou o próprio pode demitir-se.

Todas as outras exonerações foram analisadas e tiveram parecer positivo, também porque nenhum dos restantes contestou a demissão. Daniel Deusdado, o nome indicado para suceder a Hugo Andrade enquanto diretor de Programas da RTP1 (será também diretor dos canais RTP Informação e RTP Internacional) é ouvido esta terça-feira pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR