A reconstrução do norte do Chile, devastado por raras chuvas torrenciais, vai custar pelo menos 1,5 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros), afirmou na quarta-feira a Presidente Michelle Bachelet.

“Sabemos que o custo global das operações de urgência e reconstrução, à primeira vista, vai elevar-se a mais de 1,5 mil milhões de dólares”, disse a Presidente chilena, durante uma conferência de imprensa.

Bachelet especificou que já foram gastos 250 milhões de dólares em assistência urgente, imediatamente a seguir à catástrofe que afetou em particular a região árida de Atacama, situada a 800 quilómetros a norte da capital.

No dia 25 de março passado, a zona foi atingida por uma tempestade excecional, que provocou inundações e deslizes de terras.

O último balanço oficial dá conta de 26 mortos e uma centena de desaparecidos, para além de 30 mil afetados e duas mil habitações destruídas.

As famílias cujo alojamento foi totalmente destruído vão receber uma ajuda de 1.600 dólares, adiantou Bachelet.

“O processo da reconstrução vai ser longo e complexo. Vai ser preciso tomar decisões difíceis, em alguns casos, terá de se relocalizar famílias, para sua própria segurança, e dar a prioridade a uns trabalhos em detrimento de outros”, sintetizou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR