O Governo espanhol decidiu excluir os “meninos de San Ildefonso” da nova lei que proíbe menores de participar nos jogos da lotaria e apostas desportivas. Assim, os pequenos cantores do colégio mais antigo de Madrid, que soma mais de 400 anos de existência, podem continuar a anunciar os números vencedores da lotaria espanhola El Gordo do Ano Novo e da El Niño do Natal.

No texto legal da norma aprovada consta um capítulo sobre “proteção das crianças”, onde se incluem estratégias para proteger os menores de publicidade que as encoraje a apostar, conta o El País. No entanto, a participação e a voz das crianças de San Ildefonso nas duas principais lotarias do país é referida como “uma exceção” por causa da “tradição” de anunciarem a cantar os números sorteados.

A El Gordo é uma das maiores lotarias do mundo. Em 2014, por exemplo, entregou um total de 2,24 mil milhões de euros. Os estudantes do Colégio de San Ildefonso já anunciam os bilhetes premiados da lotaria a cantar desde 1812. A tradição manda que os vencedores deem depois uma pequena parte do dinheiro à criança que “cantou o seu número”, explica o jornal espanhol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR