Um tribunal japonês pronunciou-se hoje contra a reativação de dois reatores nucleares, apesar de a central ter luz verde do regulador para retomar a atividade, noticiam as agências internacionais.

O tribunal da província de Fukui, no oeste do Japão, emitiu uma ordem que impede a Kansai Electric Power reiniciar os reatores 3 e 4 da sua central de Takahama, apesar de estes cumprirem os novos padrões em matéria de segurança impostos pela Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (NRA) do Japão.

A justiça nipónica deu razão a nove cidadãos de Fukui, Osaka e Quioto — localizadas perto da central nuclear — que em dezembro do ano passado processaram a empresa, por considerarem que esta estava a desvalorizar o perigo real de um terramoto na zona que pode provocar um acidente grave naquela central.

A ordem judicial, com efeito imediato, torna muito difícil que a Kansai Electric, que anunciou a intenção de recorrer da sentença, cumpra o seu objetivo de reativar as unidades este ano.

Os 43 reatores nucleares considerados operacionais no Japão mantêm-se atualmente desativados por causa do acidente de Fukushima, a 11 de março de 2011, escreve a agência Efe.

No entanto, prevê-se que duas centrais que receberam luz verde da Autoridade de Regulação Nuclear de Japão comecem novamente a produzir eletricidade até ao verão, apesar da forte oposição demonstrada pela opinião pública nas sondagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR