Lei do Álcool

Lei do álcool: Menores de 18 anos não serão multados por beber

Ministério da Saúde explica como vai funcionar a nova lei do álcool. Linha de apoio a quem quer deixar de fumar vai começar dia 31 de maio.

Getty Images

Os jovens com menos de 18 anos não serão multados por consumir bebidas alcoólicas, apenas a venda será proibida. O secretário de Estado da Saúde, Leal da Costa, explicou este sábado em entrevista à Rádio Renascença que, ao contrário de outros países, o Governo português optou por fazer uma lei “moderada” e que apenas proíbe a venda e disponibilização de vinho e cerveja a menores (as restantes bebidas já estavam proibidas).

Havendo várias dúvidas sobre os pormenores da nova lei, o governante deixou claro que os jovens não vão ser multados nas ruas e que foram as forças de segurança que sugeriram que a proibição de venda a menores de 18 anos fosse total porque assim a fiscalização torna-se mais simples.

Sobre a revisão da lei do tabaco, Leal da Costa revelou que 40% dos quartos dos hotéis vão poder estar reservados a fumadores e que vai começar a funcionar dia 31 de maio a prometida linha telefónica para apoiar as pessoas que querem deixar de fumar. Vai passar a haver também um apoio online no mesmo sentido.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Corrupção

O caso da OCDE e a corrupção /premium

Helena Garrido

O que se passou com a OCDE foi grave. O responsável pelo estudo foi impedido de estar presente na apresentação. E uma conferência da Ordem dos Economistas foi cancelada. Aconteceu em Portugal.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)