Ao brincar na escavação dos pais, ambos geólogos, no Chile, Diego Suarez encontrou vários ossos que pareciam indicar restos de vários dinossauros diferentes. Afinal, tratava-se de uma espécie desconhecida, um parente mais pequeno do T.Rex e do velociraptor, que era herbívoro e que foi dado a conhecer ao mundo esta segunda-feira num artigo na revista Nature.

nature14307-f1

Revista Nature

O novo dinossauro chama-se Chilesaurus Diegosuarezi, juntando no nome o sítio onde foi encontrado e o da criança que encontrou os ossos, e faz parte da família dos Terópoda. Este é o grupo de onde descendem as aves e estes dinossauros caracterizam-se por ser bípedes. São habitualmente carnívoros e omnívoros, embora esta nova espécie fosse completamente herbívora. Tal como os seus parentes mais próximos, o Chilesaurus tinha membros anteriores robustos e braços com dois dedos. Ao mesmo tempo tinha um pescoço longo e dentes adaptados à sua dieta que consistia apenas de plantas.

Chilesaurus-diegosuarezi-skeleton-live

Revista Nature

Os paleontólogos começaram por considerar que se tratava de uma farsa quando olharam para os primeiros ossos, mas quando procederam a mais escavações encontraram quatro esqueletos inteiros deste animal. Para os cientistas este um dos melhores exemplos da evolução convergente, já que este novo dinossauro apresenta características muito diferentes e presentes noutras espécies contemporâneas ou mais antigas.

O tamanho deste dinossauro variava entre a altura de um peru e os 3 metros, consoante a região dos Andes que habitava. Terá vivido no fim do período Jurássico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR