Desde os treze anos que Vicent LaForet ambicionava olhar pelas janelas dos aviões e poder fotografar lá de cima. Agora que existe tecnologia para tal, o artista confessa estar a “ver coisas que só tinha sonhado em ver”.

“LaForet Air” é um projeto que nasceu da vontade que o fotógrafo de imagens aéreas nutria de partilhar algo que aprendeu enquanto voava: “O mundo é muito mais pequeno do que pensamos” e estamos muito mais ligados do que nos parece quando estamos com os pés na terra. As reações do público e dos profissionais da área foram tão positivas que Vicent admite que este é o projeto que mais gosto lhe deu na vida.

Mas porquê “Air”, que significa ar? Porque é um elemento natural e livre “que todos partilhamos e de que todos somos responsáveis”, justifica o fotógrafo. O ar é tanto do mundo quanto este projeto, diz LaForet.

Tanto que o artista quer fazer evoluir “LaForet Air” para que nos sintamos todos conectados. E lança o desafio: que todos os habitantes das cidades por onde a equipa passa contem as histórias das suas ruas num encontro. Alguns dos colaboradores vão mesmo ser convidados a subir ao helicóptero onde Vicent trabalha. O objetivo? “Que estas imagens o façam sorrir ou pensar ou sentir por alguns momentos que está um pouco mais conectado”.

O conjunto completo de fotografias de Vicent em Los Angeles pode ser vista aqui, na “Storehouse”. Pode também entrar para fazer uma pré-compra do livro de Vicent sobre a série Air aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR