O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião extraordinária na próxima semana para discutir formas de responder à crise dos imigrantes no Mediterrâneo, informaram, esta terça-feira, diplomatas.

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, vai apresentar aos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU os planos da União Europeia para conter o fluxo de imigrantes que se encontram à mercê de traficantes de seres humanos.

A União Europeia procura o aval do Conselho de Segurança da ONU relativamente a um plano que pode vir a envolver ação militar contra barcos operados por traficantes.

Reino Unido, França, Espanha e Lituânia encontram-se atualmente a trabalhar com a Itália na elaboração de uma proposta de resolução que validaria o plano desenhado pelo bloco.

Roma renovou os apelos endereçados à União Europeia para que ajude Itália a gerir o enorme fluxo de imigrantes, depois de, na terça-feira, cerca de 40 pessoas que viajavam num bote pneumático terem morrido.

Após uma série de naufrágios que causaram mais de 1.200 mortos em abril, os dirigentes europeus aprovaram numa cimeira extraordinária o reforço da presença da UE no Mediterrâneo, triplicando o orçamento da operação Tritão, que ascendia até essa altura a três milhões de euros por mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR