A lendária loja de brinquedos FAO Schwarz da Quinta Avenida, em Nova Iorque, uma das maiores e mais antigas do mundo, fecha em julho devido ao aumento das rendas naquele bairro de elite de Manhattan, foi hoje anunciado. A empresa, fundada em 1862, tem desde os anos 1930 o seu principal estabelecimento comercial na conhecida artéria nova-iorquina e ocupa desde 1986 a atual localização, nas imediações do Central Park.

A loja, imortalizada em vários filmes de Hollywood, como “Sozinho em Casa 2”, encerrará a 15 de julho. Segundo o diário The New York Times, a FAO Shwarz andava há anos a negociar a renda daquele espaço com os proprietários do edifício e finalmente acordou abandonar o imóvel antes do final do contrato, em 2017.

Adquirida em 2009 pela Toys’R’Us, a empresa tenta agora encontrar uma nova localização, embora, de acordo com o jornal nova-iorquino, seja pouco provável que a nova loja abra antes do outono de 2016. A sua atual localização é um íman para os turistas que visitam Nova Iorque, atraídos pelos milhares de peluches, alguns com mais de três metros de altura, e pelo facto de ter sido cenário de diversos filmes.

O mais famoso deles é “Big”, em que o ator Tom Hanks, desempenhando o papel de um menino que acorda num corpo de adulto, dança sobre um piano gigante na loja, outra das suas grandes atrações que continua a estar à disposição do público. A cena é esta:

https://www.youtube.com/watch?v=0Yu62StlsMY

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR