A China vai doar oito milhões de dólares (7.186.000 euros) para projetos a levar a cabo após ser alcançado um acordo de paz entre o Governo colombiano e a guerrilha das FARC, informou hoje o Presidente colombiano.

“Quero agradecer a doação de oito milhões de dólares para projetos relacionados com o pós-conflito”, disse à imprensa o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na Casa de Nariño, sede do Executivo, após uma reunião com o primeiro-ministro chinês, chino Li Keqiang, que se deslocou em visita oficial à Colômbia.

Durante a sua intervenção, Santos enalteceu o apoio prestado pelo Governo chinês aos diálogos de paz que o Governo colombiano tem em curso há 30 meses com a guerrilha das FARC para chegar a um acordo que ponha fim ao conflito armado vivido no país há meio século.

Após a reunião, Colômbia e China assinaram vários acordos em matéria de cooperação económica e técnica, de educação, construção de infraestruturas, transporte, turismo, agricultura e comércio.

As negociações no âmbito do processo de paz do Governo colombiano com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) iniciaram-se em Havana, capital de Cuba, em novembro de 2012.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR