Cooperação económica
Cooperação económica

De braço dado com Angola

O momento político angolano é propício à criação de laços baseados na reciprocidade e na igualdade de tratamento, sem complexos de nenhuma espécie. A história foi o que foi, o presente está em curso.
Cooperação económica

62 milhões em ajuda australiana a Timor-Leste

A ajuda australiana a Timor-Leste deverá ultrapassar 62 milhões de euros que servirá para apoiar nas melhorias de nutrição, empoderamento de mulheres e meninas e apoio ao desenvolvimento inclusivo.
Timor-Leste

Portugal e Timor assinam cooperação até 2023

139
"A primeira grande área de cooperação entre Timor-Leste e Portugal é a área da educação e do ensino, com natural ênfase na formação em língua portuguesa", afirmou Santos Silva.
Angola

Angola doa 8,8 milhões para segurança alimentar

1195
Estas doações somam-se aos 2,3 milhões de euros disponibilizados pela China e aos dois milhões de euros da França, totalizando 15 milhões de euros para o Fundo Fiduciário de Solidariedade Africana.
Cooperação económica

Investimento privado nos PALOP assinado dia 12

O acordo para apoiar investimento privado nos países africanos lusófonos será assinado no próximo dia 12, durante uma visita de sete dias da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros portuguesa.
São Tomé e Príncipe

São Tomé quer "nova era" na cooperação com Angola

O primeiro-ministro de São Tomé sublinhou que o e o país quer apostar na experiência das autoridades angolanas, sobretudo nos setores do petróleo, turismo, obras públicas, pescas e segurança.
Diplomacia

São Tomé e Portugal discutem ações de cooperação

180
A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros iniciou uma visita de dois dias a São Tomé. Portugal vai discutir com o governo são-tomense possíveis ajustamentos e melhorias do que resta do PEC.
Cooperação económica

Governo quer projetos de cooperação significativos

O Governo quer aproveitar "todos os benefícios" que Portugal pode retirar da relação que tem com instituições financeiras de desenvolvimento para criar projetos de cooperação "significativos".
Relações Internacionais

EUA querem reforçar parceria com o Brasil

Mike Pompeo vai estar no Brasil para a tomada de posse de Jair Bolsonaro. EUA encaram a visita de secretário de Estado como uma oportunidade histórica para aproximar relações
Moçambique

Moçambique monta sirenes para alerta de inundações

O sistema sonoro instalado para alerta contra inundações consegue chegar a cerca de 50 mil pessoas em risco de cheias na província de Gaza, a sul do país. O sistema abrange cerca de 7 km em redor.
Rússia

Portugal e Rússia assinaram roteiro económico

Pedro Siza Vieira, e o ministro do Desenvolvimento Económico da Federação Russa, Maxim Oreshkin, copresidiram à VII Comissão Mista de Cooperação Económica-Técnica, tendo assinado o roteiro.
Governo

Portugal e a China assinam 17 acordos bilaterais 

Foram assinados 17 acordos bilaterais entre o governo português e chinês esta quarta-feira no Palácio de Queluz. Os vários acordos destacam a cooperação económica entre os dois países.
Cooperação económica

Angola e China acabam com dupla tributação

Angola e China vão assinar um acordo que evita a dupla tributação nas transações comerciais durante a visita oficial o Presidente angolano, na terça e na quarta-feira a Pequim, anunciou fonte oficial.
Cooperação económica

PR chinês promete ajuda a África

O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou, no Fórum de Cooperação China-África, em Pequim, 60 mil milhões de dólares em assistência e empréstimos para países africanos.
Angola

Angola assina acordos com África do Sul em agosto

Angola vai assinar em agosto um conjunto de acordos de cooperação económica bilateral estratégica com a África do Sul, disse em entrevista à Lusa o ministro das Relações Exteriores
Moçambique

PR moçambicano quer cooperação com Portugal

"Os governos estão prontos para facilitar o crescimento dos países, através do setor privado", referiu o Presidente moçambicano, Filipe Nyus.
Diplomacia

Reis dos belgas visitam Portugal em outubro

242
O Rei Filipe e a Rainha Matilde, da Bélgica, deslocam-se a Portugal em outubro, numa "muito importante visita de Estado", segundo Augusto Santos Silva.
África

Moçambique e Zimbabué querem reforçar cooperação

Os presidentes dos dois países africanos querem reforçar a cooperação económica bilateral. Emmerson Mnangagwa está em Moçambique para uma visita de trabalho.
Moçambique

Cooperação. Portugal e Moçambique já têm orçamento

O novo Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e Moçambique está orçado em 202,5 milhões de euros, cerca de metade do qual diz respeito a crédito concecional, foi anunciado em Maputo.
Relações Internacionais

Portugal e Moçambique assinam programa estratégico

147
Portugal e Moçambique assinam esta segunda-feira um novo programa estratégico de cooperação. O acordo tem uma vigência de cinco anos a inclui educação, formação e saúde.
Cooperação económica

Brasil e China querem aprofundar cooperação

Os vice-ministros das Finanças do Brasil e China concordaram no domingo, em Xangai, aprofundar a cooperação nos setores fiscal e financeiro, informou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.
Cabo Verde

Portugal e Cabo Verde assinam acordo de cooperação

Numa visita a Cabo Verde da secretária de Estado da tutela portuguesa será assinado um acordo de cooperação na área do ordenamento do território e da habitação.
Cooperação económica

Angola e Canadá estudam linha de crédito

Depois de uma reunião, em Luanda, com o embaixador não residente do Canadá, a secretária de Estado angolana para a Cooperação destacou o interesse canadiano na cooperação bilateral.
Cooperação económica

"Há muito dinheiro" para a cooperação

A cooperação para o desenvolvimento não tem falta de dinheiro, mas é preciso saber onde ir buscar financiamento e contornar "os constrangimentos" , diz a secretária de Estado responsável.
Cabo Verde

Cabo Verde quer atrair europeus para gozarem refor

O governo cabo-verdiano apresentou esta segunda-feira o país a investidores no Luxemburgo como um local ideal para os europeus gozarem as suas reformas.
CPLP

Díli acolhe ministros da CPLP e Fórum Económico

136
Timor-Leste acolhe este mês a segunda reunião dos ministros do Comércio e o primeiro Fórum Económico Global da CPLP.
Juros

Países lusófonos: duplicaram juros da dívida

Os juros exigidos pelos investidores para transacionarem dívida pública dos países lusófonos estão mais caros. Baixo preço do petróleo, abrandamento chinês e dólar mais caro explicam.
Desporto

Benfica pede adesão à Confederação da CPLP

O Sport Lisboa e Benfica pediu a adesão à Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), revelou o secretário-geral da instituição.
Governo

Costa estreia visitas oficiais, em Cabo Verde

O primeiro-ministro, António Costa, inicia terça-feira a sua primeira visita oficial a Cabo Verde, uma deslocação de dois dias em que estará acompanhado por Santos Silva e João Soares.
Governo

Santos Silva e João Soares com Costa em Cabo Verde

António Costa faz a sua primeira visita oficial a Cabo Verde entre 19 e 20 deste mês, deslocação em que estará acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Cultura, João Soares.
Cuba

Primeiro voo entre Pequim e Havana aterra em Cuba

A nova rota, feita por um modelo Boeing 777, liga Pequim a Havana três vezes por semana, fazendo escala em Montreal, no Canadá. E o primeiro voo aterra esta segunda-feira em Havana
China

China abre 200 novas rotas aéreas em 2016

"Um Cinturão e Uma Rota" é o nome da iniciativa chinesa em que o Governo chinês procura reforçar a ligação aos países que a integram.
OCDE

Portugal deve aumentar ajuda ao desenvolvimento

O montante da Ajuda Pública ao Desenvolvimento disponibilizado por Portugal tem diminuído consecutivamente nos três últimos anos, ficando-se pelo 0,19% do PIB, pelo que deve aumentá-la e melhorar a respetiva supervisão, indica a OCDE.
Cooperação económica

China torna-se acionista do BERD

A direção do BERD aceitou na segunda-feira o pedido de entrada da China, que segundo analistas dará ao banco europeu influência para gerir os investimentos da China em África e no Médio Oriente.
Universidades

ISCTE vai ter associação de alunos chineses

A Associação de Alunos de Doutoramento do ISCTE em Chengdu vai ser criada no sábado, cinco anos depois do arranque do programa em Gestão.
Cooperação económica

Suécia dá 458 milhões a Moçambique

"Esta é uma nova estratégia para os próximos anos e vem reafirmar esta relação, que é especial", disse à imprensa a embaixadora da Suécia em Moçambique.
Governo

Compromissos europeus são "teste" para o Governo

Para Vitorino, António Costa terá de provar que consegue conciliar as reuniões de terça-feira com o BE e com o PCP com as reuniões do Conselho de Ministros à quinta.
Pobreza

Portugal volta a diminuir verba para a cooperação

A Ajuda Pública ao Desenvolvimento de Portugal diminuiu pelo 4.º ano consecutivo, registando uma diminuição de 14% em 2014, segundo as organizações não governamentais.
Economia

FMI diz que Angola só volta a recuperar em 2017

O FMI considera que Angola só vai recuperar dos efeitos da queda do petróleo daqui a dois anos, e mesmo assim aponta riscos a esta previsão, nomeadamente uma nova descida nos preços.
Cooperação económica

Gás. Moçambique e Angola criam parceria

Um grupo de empresários moçambicanos chega no final deste mês a Angola para a conclusão de negociações, iniciadas em setembro, para criação de uma empresa de canalização de gás, anunciou hoje em Luanda o embaixador de Moçambique.
Rating

Brasil, Rússia e China limitam crescimento mundial

O Brasil, a Rússia e a China estão a abrandar o crescimento económico mundial, que este ano deverá ficar-se pelos 2,3%, a expansão económica mais baixa desde a crise financeira mundial de 2009.
China

Empresas chinesas vão investir mais fora do país

O presidente da China, Xi Jinping, disse na quarta-feira, em Seattle, EUA, que as empresas chinesas deverão investir 1,25 biliões de dólares além-fronteiras ao longo da próxima década.
Economia

BCE. É preciso mudar governação da zona euro

O sistema de governação económica e monetária dos 19 países da zona euro não vai gerar o crescimento necessário para atingir o pleno emprego nem reduzir a dívida.
Banca

Moçambique, um "gigante adormecido", diz Barclays

A unidade de análise económica do Barclays identificou Moçambique como um dos cinco "gigantes adormecidos" em África, juntando também Angola a outro grupo de quinze países com maiores oportunidades e mais abertura a novos negócios.
Economia

FMI: BCE deve preparar-se para reforçar estímulos

Fundo Monetário Internacional considera que o programa de compra de dívida pública do Banco Central Europeu "deve ser estendido" se a trajetória da inflação não apresentar "melhorias suficientes".
Cooperação económica

Merkel quer aproximar Europa e Mercosul

A chanceler alemã Angela Merkel afirmou que vai "trabalhar muito" para que a Comissão Europeia "acelere" as negociações de um acordo comercial com o Mercosul, em declarações à imprensa, em Brasília, ao lado da Presidente brasileira Dilma Rousseff.
Cooperação económica

Merkel e Dilma Rousseff reúnem-se em Brasília

Angela Merkel reúne-se esta quinta-feira com Dilma Rousseff para passar em revista a cooperação bilateral e eventuais investimentos, numa visita oficial ao Brasil.
Guiné-Bissau

Ramos-Horta quer que Timor congele apoio à Guiné

478
Ramos-Horta reagia à decisão do Presidente da República da Guiné-Bissau de demitir o Governo. Pede o congelamento imediato da cooperação com aquele país.
BCE

BCE "desapontado" com fundadores do euro

Os países fundadores da zona euro não têm assistido a uma convergência real desde o lançamento da moeda única, ao contrário daquilo que se esperava inicialmente, segundo um artigo publicado pelo Banco Central Europeu.
Parlamento

Sindicato e ASAE ouvidos no parlamento

O inspetor-geral da ASAE e o sindicato de funcionários da entidade vão ser ouvidos esta terça-feira no Parlamento devido à denuncia de proibição de fiscalizar alguns agentes económicos.
Cimeiras

Mercosul discute crise política na Venezuela

Os chefes de Estado do Mercosul reúnem-se hoje em Brasília para a 48.ª cimeira da organização, que tem na agenda a situação social e política na Venezuela.
Diplomacia

Cavaco promete a Moçambique parceria "relevante"

Numa reunião com o presidente moçambicano, Cavaco Silva disse que "queremos ser parceiros relevantes" na melhoria do bem estar em Moçambique.
Comércio Externo

Trocas comerciais com os PALOP caíram 25%

A descida do preço do petróleo nos mercados internacionais, que representa a grande maioria das compras portugueses a Angola, explica a acentuada quebra no valor das compras.
Diplomacia

Portugal e Angola assinam Programa de Cooperação

Portugal e Angola assinam hoje em Lisboa o novo Programa Executivo de Cooperação (PEC), válido para o quadriénio 2015-2018.
Diplomacia

Passos em Bissau para assinar programa estratégico

O primeiro-ministro de Portugal já chegou à Guiné-Bissau para uma visita de um dia durante a qual vai ser assinado um Programa Estratégico de Cooperação entre os dois países.
Diplomacia

Cimeira UE/China com economia na agenda

É a primeira vez que as autoridades chinesas se reúnem com a nova cúpula da União Europeia, que é o maior parceiro comercial da China já há 11 anos consecutivos.
Governo

Portugal e Espanha querem 2ª fase de reformas 

Os chefes de Governo de Portugal e Espanha defenderam uma "segunda fase de reformas" no âmbito da União Económica e Monetária para "lidar com a herança acumulada da crise, sobretudo ao nível do desemprego e da dívida".
Cooperação económica

Novo observatório de investimentos com Angola

217
O ministro da Economia inicia hoje uma visita de dois dias a Luanda, durante a qual vai assinar a criação do Observatório dos investimentos angolanos em Portugal e portugueses em Angola.
Mercados Financeiros

Portugal emite hoje até mil milhões em dívida

Portugal regressa hoje aos mercados para realizar emissões de Bilhetes do Tesouro a três e a onze meses, esperando encaixar ao todo até 1.000 milhões de euros.
Futuro da Grécia

Gregos entregam contraproposta este sábado

Uma delegação do Governo grego vai deslocar-se este sábado a Bruxelas para apresentar uma contraproposta aos credores internacionais com vista a um acordo sobre o financiamento do país.
Mercados Financeiros

IGCP anuncia novo leilão a 17 de junho

O IGCP anunciou um novo leilão de Bilhetes do Tesouro para o dia 17 de junho, com um montante indicativo entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros.
Pensões

Pensões: Ou reformas ou ações mais dramáticas

O vice-presidente da Comissão Europeia diz que Portugal deve garantir a sustentabilidade do sistema de pensões e que, "se esse ajustamento for adiado", vão ser precisas "ações muito mais dramáticas".
Angola

Angola e China "podem ir mais longe" 

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, manifestou-se empenhado em "estreitar as relações com a China", afirmando que os dois países "têm imensas potencialidades para valorizar" e "podem ir mais longe" na cooperação bilateral.
BCE

BCE deve manter hoje taxa de juro

Os governadores do Banco Central Europeu reúnem-se hoje e analistas contactados pela agência Lusa dizem que não são esperadas alterações em termos de política monetária.
Economia

Recessão em 3 grandes economias da América Latina

O FMI previu que o Brasil, juntamente com Argentina e Venezuela, enfrentem uma recessão este ano, fazendo a América Latina crescer apenas 0,9 por cento, o nível mais baixo dos últimos 14 anos.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís admite cortes das pensões atuais

599
Maria Luís Albuquerque diz que o processo de garantia da sustentabilidade da Segurança Social pode passar por reduções nas atuais pensões. E conta que viu um cartaz "extraordinário" do PS na estrada.
África

Queda do petróleo não é tão má como se pensa

Os impactos da queda do preço do petróleo na economia de Angola não são tão negativos como as pessoas pensam, diz um responsável da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA).
China

China vai doar oito milhões de dólares à Colômbia

A China vai doar oito milhões de dólares para projetos a levar a cabo após ser alcançado um acordo de paz entre o Governo colombiano e a guerrilha das FARC.
Economia

"Invistam. Estamos a crescer", diz Cavaco

Na Noruega, Cavaco Silva apelou ao investimento dos empresários noruegueses em Portugal. Economia do país poderá crescer 1,7% em 2015, estima o Presidente.
Sindicatos

UGT vai propor aumento do salário mínimo

Secretário-geral da União Geral de Trabalhadores, Carlos Silva, disse que a confederação sindical vai propor um novo aumento do salário mínimo nacional em setembro.
Diplomacia

Angola. Mais participação do Sul no FMI e ONU

Vice-presidente angolano, Manuel Domingos Vicente, defendeu uma maior participação dos países do Sul no Banco Mundial, no Fundo Monetário Internacional e nas Nações Unidas.
Recursos Naturais

Ásia e África querem criar plataforma para o mar

Os países asiáticos e africanos manifestaram o desejo de estabelecer uma plataforma de trabalho comum para resolver problemas como a pesca ilegal, a poluição marinha e diferendos fronteiriços.
Cooperação económica

Cinco anos depois, nova cimeira luso-marroquina

Portugal e Marrocos reúnem-se em Lisboa com o objetivo de estabelecerem acordos de cooperação, como a criação de um Observatório do Investimento para ajudar as empresas a estabelecer-se no mercado.
Futuro da Grécia

EUA receia incerteza na economia

O secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, avisou hoje para os riscos de incerteza que as economias europeia e global vão enfrentar se falharem as negociações entre Atenas e os seus credores.
Futuro da Grécia

Varoufakis. Atenas "não joga" com saída do euro

Varoufakis assegurou que Atenas "não joga" com a saída do euro e insistiu na intenção de alcançar um acordo que "não seja imposto" pelos credores internacionais.
Brasil

Economia do Brasil vai regredir 0,5%

Os economistas e analistas regularmente consultados pela Business Monitor Internacional reviram em baixa a previsão de crescimento para o Brasil este ano, passando agora a prever uma recessão de 0,5%.
Fundo Monetário Internacional

Angola vai crescer 4,5% em 2015

Economia de Angola vai acelerar para os 4,5% este ano e abrandar para 3,9% em 2016, prevê o Fundo Monetário Internacional.
Fundo Monetário Internacional

Brasil estará em recessão com inflação alta

Brasil vai sofrer uma recessão de 1% este ano, mas em 2016 já deverá inverter a tendência e crescer 1%, segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional.
Fundo Monetário Internacional

Défice público em 2,5% até 2020

Fundo Monetário Internacional antecipa que o défice orçamental estabilize nos 2,5% até 2020 e que a dívida pública se mantenha acima dos 120% pelo menos até àquele ano.
Diplomacia

Machete em reuniões bilaterais

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, vai manter encontros bilaterais com os homólogos do Egipto, Marrocos e Jordânia.
Diplomacia

Portugal e Arábia Saudita sem dupla tributação

Portugal e a Arábia Saudita assinaram um protocolo para o fim da dupla tributação de impostos entre os dois países no âmbito de um encontro entre Paulo Portas e o ministro do Comércio saudita.
OCDE

Portugal desce na ajuda ao desenvolvimento

Portugal está entre os sete países que mais diminuíram o volume de Ajuda Pública ao Desenvolvimento aos países em desenvolvimento no ano passado, segundo um relatório divulgado pela OCDE.
Energia

Produtores africanos de petróleo querem acordo

A Associação de Produtores Africanos de Petróleo defende que a produção de petróleo deve ser reduzida à escala global, apoiando uma concertação entre a OPEP e os outros países para estabilizar preços.
Energia

Galp entre as afetadas pela crise na Petrobras

A petrolífera portuguesa Galp é uma das pelo menos seis empresas europeias que manifestou nas últimas semanas ter já sentido o impacto da crise financeira que atravessa a Petrobras.
Banca

Japão fica fora do Banco Asiático de Investimento

O Governo japonês rejeitou ser membro fundador ao Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas, proposto pela China e mostrou reticências sobre a transparência das operações desta nova entidade.
Futuro da Grécia

Tsipras em Berlim: Grécia tem mesmo cofres vazios

É a primeira vez que se reúnem desde as eleições. A antecipar o encontro, Tsipras enviou uma carta a Merkel a manifestar "profunda preocupação" e a pedir ajuda imediata. É um alerta vermelho.
Relações Internacionais

Cavaco Silva quer Europa solidária e inclusiva

Cavaco Silva declarou em Paris, após o seu primeiro encontro com Hollande, que é necessário construir uma Europa mais solidária e inclusiva para combater problemas como o desemprego.
Economia

Presidente: França é o segundo maior investidor estrangeiro em Portugal

Cavaco Silva falava num pequeno-almoço de trabalho com 23 empresários, alguns dos quais presidentes de comissões executivas de empresas francesas com investimentos em Portugal.
Angola

Angola prevê 41.000 novos empregos em 2017

O programa de aceleração da diversificação da economia nacional angolana espera criar 41.000 novos empregos em 2017, através de 36 projetos de investimento privado.
Economia

Angola prevê crescer o dobro das estimativas 

As três maiores agências de 'rating' mundiais antecipam que a economia de Angola cresça este ano, em média, 2,8%, ao passo que o Governo antecipa uma expansão da riqueza na ordem dos 6,6%.
Diplomacia

Maçães recusa tensão entre Portugal e Grécia

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus garantiu que o Governo português deu um "contributo muito positivo" durante as negociações no Eurogrupo.
Angola

'Rating' de Angola baixa de Estável para Negativo

A agência de notação financeira Moody's argumenta a decisão com os riscos económicos decorrentes da descida dos preços do petróleo.
Energia

Angola arrisca-se a uma "debandada de investimento"

O fiscalista João Espanha considera que Angola "arrisca-se a assistir à debandada do investimento estrangeiro" se a taxa que vai ser criada sobre a saída de divisas do país estiver nos dois dígitos.
Comissão Europeia

Dívida pública acima dos 100% pelo menos até 2030

A Comissão Europeia alertou que a dívida pública deverá ficar acima dos 100% do PIB, pelo menos, até 2030 e que choques negativos "plausíveis" podem "piorar consideravelmente" a dinâmica da dívida.
Economia

Sampaio: Europa tem que sair do "colete de forças"

Jorge Sampaio disse esta terça-feira que a União Europeia precisa de encontrar soluções para dar resposta ao “colete-de-forças” em que se encontra.
Diplomacia

Projeto europeu tem muito caminho a percorrer

O rei de Espanha não tem "dúvidas de que Espanha e Portugal são chamados a desempenhar um papel determinante no processo de construção europeia".
Futuro da Grécia

25 mil gregos nas ruas em apoio a novo Governo

Perto de 25 mil gregos saíram para as ruas em apoio ao Governo de Tsipras e em vésperas de uma reunião do Eurogrupo, na qual a Grécia vai tentar renegociar prazos de pagamento da dívida aos credores.
Base das Lajes

EUA e Portugal "conversam" sobre a Base das Lages

Os Estados Unidos vão manter "conservas aprofundadas" com Portugal para que a anunciada diminuição da presença norte-americana na base das Lajes seja efetuada "de forma tão cuidada quanto possível", referiu hoje em comunicado a embaixada dos EUA.
Cooperação económica

Empresas nacionais não podem apostar só em Angola

As empresas portuguesas devem diversificar investimentos para outros países e investirem na produção em Angola como forma de minimizarem os impactos da situação económica angolana.
Partidos e Movimentos

SIlva Peneda: "É preciso reformar o Euro"

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) duvida que seja possível manter a moeda única numa zona com dívidas diferentes geridas cada uma por si.
Terrorismo

UE: Mil milhões de euros para combater EI

A União Europeia vai abrir uma verba de mil milhões de euros, para a luta contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque, durante dois anos.
Pós-troika

Governo manda carta a Bruxelas contestando críticas

O Governo diz que Bruxelas rejeita que tenha havido "retrocessos" nas reformas, como foi dito pela Comissão no fim da primeira avaliação pós-programa. E diz que as medidas foram discutidas previamente
Política Económica

Cortes: Angola arrisca repercussões sociais

"O luxuoso estilo de vida exibido pela elite do país cria uma grande expetativa entre os angolanos sobre o que o dinheiro do petróleo devia proporcionar".
Energia

Economist revê em baixa crescimento de Angola:3,9%

A Economist Intelligence Unit reviu em baixa a previsão de crescimento para Angola, prevendo agora que a economia cresça apenas 3,9% este ano, face a uma previsão inicial de 4,4%, devido aos preços do petróleo.
Economia

Petróleo barato? Até pode ser bom para Angola

Descida dos preços do petróleo pode ser "favorável para Angola a médio prazo" porque vai forçar uma aceleração da estratégia de diversificação da economia.
Diplomacia

Machete: acabaram mal entendidos com Angola

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, reuniu-se hoje com o Presidente angolano, que anunciou o fim de um ciclo de mal entendidos entre os dois países.
Relações Internacionais

Portas reuniu-se com vice-presidente angolano

Vice-primeiro-ministro português reuniu-se esta quinta-feira com Manuel Vicente, vice-presidente de Angola, à margem da cerimónia da tomada de posse de Dilma Rousseff, em Brasília.
Indonésia

Lembra-se do pequeno Martunis?

O jovem indonésio Martunis, que foi encontrado com a camisola da seleção portuguesa 21 dias depois do tsunami que devastou o sudeste asiático em 2004, diz-se apaixonado por Portugal e quer emigrar para jogar futebol.
Sismo

Mangais protegem Aceh de tsunamis

Milhares de hectares de mangues estão a ser plantados na costa de Aceh para proteger a província indonésia contra eventuais maremotos e para desenvolver a economia local.
Indonésia

Portugueses de Aceh, os "olhos azuis" em extinção

Os portugueses da província indonésia de Aceh, conhecidos localmente como "olhos azuis", estão em risco de se extinguirem desde que o tsunami de 2004 reduziu a comunidade a menos de uma dezena.
Cuba

Voo direto entre Cuba e Portugal é "essencial"

A criação de um voo de avião direto entre Portugal e Cuba é "essencial" e tem "todas" as possibilidades para ser um sucesso, afirmou hoje à Lusa a embaixadora da ilha em Portugal.
Diplomacia

Angola e Ruanda querem reforçar cooperação

Governos de Angola e do Ruanda querem elevar os acordos de paz e segurança, que até hoje caracterizam as relações entre os dois países, para um quadro geral de cooperação.
Economia

Fitch: Zona euro crescerá 1,1% em 2015

A agência de notação financeira Fitch considera que a zona euro deverá crescer 1,1% no próximo ano, acelerando para 1,5% em 2016.
América

Nos últimos cinco anos, exportou-se mais 20%

O Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Passos Coelho, afirmam que a América Latina é uma prioridade da política externa portuguesa.
Relações Internacionais

Cavaco despede-se de cimeiras Ibero-Americanas

Presidente da República e o primeiro-ministro chegam nesta segunda-feira a Veracruz, no México, para participar na XXIV Cimeira Ibero-Americana, a última em que participará Cavaco Silva.
Economia

ONU sugere alívio de austeridade em Portugal

103
O Conselho Social e Económico das Nações Unidas defende o progressivo abandono das medidas de austeridade com a recuperação económica.
Comércio Externo

Saldo comercial entre Portugal e PALOP sobe 272%

O saldo da balança comercial de Portugal com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa subiu 272% até setembro deste ano face ao mesmo período de 2013.
ONG

Portugal cortou mais na ajuda a desenvolvimento

Portugal foi o Estado-membro da União Europeia que mais cortou na ajuda ao desenvolvimento em 2013 e, tal como a maioria dos países europeus, não irá cumprir as metas para 2015.
Diplomacia

Cameron diz que multinacionais vão ter de pagar

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse hoje que as multinacionais não vão poder fugir ao pagamento dos seus impostos, durante a cimeira do G20.
Diplomacia

Barack Obama em Pequim, primeira paragem na Ásia

O Presidente norte-americano Barack Obama chegou hoje a Pequim, para iniciar um périplo asiático durante o qual vai ter encontros com o homólogo chinês Xi Jinping antes de seguir para a Birmânia e Austrália.
País

Portas defende cooperação com Timor

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou "esperar" que a expulsão de juízes portugueses de Timor Leste "não afete outros domínios da cooperação" entre este país e Portugal.
Moçambique

Suécia e EUA financiam agricultores

Agências de desenvolvimento dos Estados Unidos e da Suécia anunciaram parcerias com três bancos comerciais de Moçambique no valor de 21,8 milhões de euros para financiar negócios agrícolas.
Economia

Moçambique cresce acima de 8%, diz a Moody's

Moçambique vai crescer 8,3% este ano e 8,4% no próximo, prevê a agência de notação financeira Moody's numa análise em que diz que a eventual má gestão das receitas pode aumentar as tensões políticas.
Diplomacia

Egito e Sudão aproximam-se

Os presidentes do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, e do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, reuniram-se hoje no Cairo e sublinharam a necessidade de reforço dos laços bilaterais, em particular nos setores económicos e da segurança.
Diplomacia

Venezuela quer novo impulso à relação com Portugal

Durante um encontro em Caracas com 48 representantes diplomáticos, o ministro venezuelano Rafael Ramírez manifestou o interesse em dar um novo impulso à relação de cooperação e amizade com Portugal.
Economia

Investimento nos PALOP cai 78%

Investimento direto bruto de Portugal nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e em Timor-Leste caiu 78% em 2014, de acordo com os números hoje divulgados pelo Banco de Portugal.
Moçambique

Moçambique: tensão pode regressar após as eleições

As eleições gerais em Moçambique apresentam muitas incertezas e existe o risco de os resultados poderem fazer regressar a tensão militar no terreno, alerta um analista da Economist Intelligence Unit.
Governo

Paulo Portas diz que Portugal superou a crise

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse em Toronto que Portugal conseguiu superar a crise encontrando-se economicamente melhor do que há um ano.
Economia

Bundesbank critica estratégia do BCE 

Governador do banco central alemão põe em causa compra de produtos financeiros, numa prática acusada de ser em parte responsável pela crise norte-americana de 2008.
Mundo

Timor-Leste à frente da CPLP

A presidência de Timor-Leste da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) terá como prioridade a cooperação económica e empresarial.
Relações Internacionais

PR assinala reforço nas relações com Indonésia

Cavaco Silva descreveu a visita do Presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono como um "momento especial" no reforço das relações entre Portugal e a Indonésia
Comércio Externo

Compras de Portugal aos PALOP desceram 46%

Compras de Portugal aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa desceram 46% de janeiro a julho deste ano e as exportações mantiveram-se praticamente inalteradas.
Mercados Financeiros

Dívida pública cai em maio. É a 1ª vez no ano

Segundo o boletim estatístico do Banco de Portugal, divulgado esta segunda-feira, a dívida pública na ótica de Maastricht diminuiu 0,6%, passando dos 225.911 milhões em abril para os 224.503 milhões.
Economia

Quebra nas exportações de petróleo ameaça Angola

Exportações de petróleo de Angola caíram 9,6% de janeiro a maio deste ano, para 237,4 milhões de barris. É a maior queda desde 2011.
Diplomacia

Durão Barroso homenageado no Brasil

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, está no Brasil e irá encontrar-se com várias figuras da política brasileira, nomeadamente, Dilma Rousseff. Durão será ainda honorificado.
Diplomacia

Presidente de Moçambique volta a Portugal

Armando Guebuza inicia na terça-feira uma visita oficial de dois dias a Portugal, que será marcada pelo simbolismo da despedida e pela consolidação das relações entre os dois países.
Energia

Ucrânia pretende estratégia comum com a UE

Ucrânia, que desde segunda-feira está privada de gás russo, pretende definir em julho uma "estratégia comum" com a União Europeia sobre aquela fonte energética.
Governo

FMI confirma discussão sobre decisões do TC

O FMI confirmou que estão a decorrer discussões com o Governo acerca do impacto da decisão do Tribunal Constitucional, em particular na última avaliação da 'troika'.
Comércio Externo

Saldo das trocas comerciais com a CPLP duplica

O saldo da balança comercial entre Portugal e os países da Comunidade de Língua Portuguesaquase duplicou a favor de Portugal no primeiro trimestre de 2014.
Economia

Empresários querem circulação livre na CPLP

Salimo Abdula defendeu, esta segunda-feira, a livre circulação de pessoas, bens e serviços e a livre transferência de capitais entre a comunidade de países de língua portuguesa.
Banco de Portugal

Dívida pública sobe em abril

A dívida pública portuguesa aumentou para 225.897 milhões de euros, em abril devido ao financiamento concedido a três empresas públicas de transportes.
Política Económica

BCE inicia em Sintra as suas conferências mundiais

O Banco Central Europeu realiza hoje a primeira conferência mundial e escolheu Sintra para acolher o evento. Christine Lagarde, Durão Barroso e Mario Draghi presentes.
Economia

Construção está em inversão

O presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas afirmou que o setor tem indicadores positivos, depois de cinco anos críticos.
A página está a demorar muito tempo.