O ministro das Finanças francês, Michel Sapin, afirmou hoje que Portugal conseguiu sair do programa de ajustamento “em condições excecionais”, mas que os esforços para equilibrar o orçamento têm de continuar.

“Não é altura de parar”, disse Michel Sapin aos jornalistas após um encontro em Lisboa com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

Portugal “fez um grande esforço e foi isso que lhe permitiu sair do programa em condições excecionais. Recuperou a sua soberania, a capacidade de agir por si próprio e no seio da Europa, mas todos os países ainda têm esforços a fazer”, disse.

“Mesmo se os esforços feitos começam a dar frutos, não é altura de parar, sobretudo com a melhoria do crescimento global na zona euro”, acrescentou.

O ministro francês sublinhou que os esforços a fazer são definidos por Portugal “por si e para si”, “no quadro de um debate democrático na sociedade portuguesa”.

Maria Luís Albuquerque não fez declarações à imprensa. Segundo um comunicado do Ministério das Finanças, os dois homólogos analisaram assuntos de interesse comum como o semestre europeu, o aprofundamento da União Económica e Monetária e as iniciativas europeias na área do combate à fraude e evasão fiscais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR