Milhares de pessoas abandonaram as suas casas em pânico temendo inundações após um deslizamento de terras que ocorreu durante a noite e bloqueou o curso de um rio na zona noroeste do Nepal, disseram as autoridades.

O deslizamento de terras, que ocorreu por volta da meia-noite, transportou lama e pedras para o rio Kali Gandaki, no distrito Myagdi, fazendo com que os níveis de água tenham subido cerca de 150 metros, disse um funcionário da administração, Yam Bahadur Chokhal.

“Já foram retiradas da zona afetada cerca de 100 pessoas, as das outras aldeias não precisam de resgate imediato, mas milhares não quiseram esperar e abandonaram as suas casas em pânico”, disse à AFP Chokhal.

A região tem assistido a vários pequenos deslizamentos de terra nos últimos dias, de acordo com a autoridade local Trivikram Sharma, com base na sede do distrito de Beni, 185 quilómetros a oeste de Katmandu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Depois dos dois terremotos, os habitantes têm relatado vários deslizamentos de terra menores e disseram que esta noite o monte veio todo para baixo,” disse Sharma à France Presse. “Não podemos avaliar imediatamente o risco de enchentes, mas as pessoas estão, obviamente, com medo de que a barragem artificial vá estourar de repente e submergir as suas casas”, disse Sharma.

Ninguém ficou ferido ou morto no deslizamento de terra, de acordo com as autoridades.

Um helicóptero do exército transportando soldados e especialistas estava a caminho para ajudar a abrir o bloqueio e drenar o lago artificial criado pelo deslizamento de terras.

Terremotos têm devastado o Nepal nas últimas semanas, matando cerca de 9000 pessoas, deixando milhares em necessidade desesperada de alimentos, água potável e abrigo