A União Europeia escolheu a proposta grega para a edição de uma moeda de dois euros comemorativa dos 30 anos da bandeira europeia das 12 estrelas, numa altura em que se debate o futuro da Grécia na zona euro.

A moeda grega foi escolhida num concurso que decorreu na Internet, organizado pela Comissão Europeia e que mobilizou, segundo Bruxelas, 100 mil votantes.

A proposta do Banco da Grécia, desenhada por George Stamatopoulos, foi uma das cinco pré-selecionadas e teve mais de 30% dos votos, mas a origem dos projetos em votação só foi conhecida no final.

“O desenho representa 12 estrelas transformadas em figuras humanas que acolhem o nascimento de uma nova Europa”, disse Stamatopoulos, na conferência de imprensa em que foi divulgada a proposta vencedora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Serão emitidos 75 milhões de exemplares desta moeda, sendo que é a quarta vez que a Comissão Europeia promove edições comemorativas de datas relevantes para a União Europeia, tendo a primeira, em 2007, celebrado os 50 anos do Tratado de Roma.

A segunda, em 2009, assinalou os dez anos da União Económica e Monetária, enquanto a terceira marcou, em 2012, o 10.º aniversário da introdução da moeda única.