Mais de meio milhão de pessoas já se inscreveram junto da DECO para beneficiar do desconto num conjunto de produtos que a Associação de Defesa do Consumidor vai escolher através de um leilão de supermercados marcado para terça-feira.
Para tentar obter os melhores descontos para o maior número de consumidores, a DECO criou o website www.poupenocabaz.pt para que os interessados se possam inscrever e beneficiar, durante 12 meses, do desconto que resultar deste leilão.
Segundo informação da DECO, hoje à tarde já tinham aderido mais de 555.500 pessoas à iniciativa, na sua grande maioria associados (que são incluídos automaticamente), e o prazo para as inscrições termina a 31 de maio.
A associação apela “à participação de todos”, defendendo que quanto maior for o número de inscritos, “maior será o poder negocial junto das cadeias de supermercados e maior a pressão para que nos proponham o desconto mais baixo possível”.
É também através da inscrição que a DECO enviará aos participantes (não associados) o cartão DECO+, que será o suporte físico para beneficiar do desconto durante 12 meses.
Na terça-feira, o leilão vai decorrer entre as 10:00 e as 16:00, com a DECO a convidar as cadeias de supermercados que pretendam aderir a esta iniciativa para que apresentem propostas para o melhor desconto possível num cabaz de 35 categorias de produtos essenciais, que incluem produtos como leite, arroz, carne, peixe e fruta.
“O desconto apurado será aplicado a todo o cabaz de 35 categorias de produtos essenciais na cadeia vencedora”, explica a associação, acrescentando que pretende que o “desconto seja refletido em todos os produtos e marcas dessas categorias”.
Só deste modo, defende a DECO, é garantido “o respeito pela liberdade de escolha do consumidor no que toca às suas marcas preferidas”.
Qualquer cadeia de supermercados que opere na maioria do território nacional, ou seja, que esteja presente num mínimo de 10 distritos, pode participar no leilão. A associação pretende que a maioria dos consumidores possa beneficiar da abrangência da cadeia vencedora, mas, para já, o leilão apenas abrange Portugal Continental.
“Dado o contexto de crise que temos atravessado, a Deco pretende ajudar os consumidores a recuperar o poder de compra de há uns anos”, justifica a associação, adiantando que a compra de produtos alimentares é a terceira maior despesa dos agregados familiares portugueses, de acordo com os números do Instituto Nacional de Estatística (INE).