Os sumos e batidos verdes são uma das maneiras mais deliciosas e práticas de aumentar o consumo de vegetais verdes crus e assim aproveitar todos os seus bons nutrientes, desintoxicar e alcalinizar o organismo e ainda aumentar a nossa energia e  vitalidade.

A cor pode até não ser muito apetitosa para alguns, mas depois de provarem vão ver que são incrivelmente saborosos, frescos e saciantes. Isto para além da maravilhosa sensação de estar a beber energia pura.

São muitos simples de fazer e as combinações são quase infinitas. No entanto, precisam de alguma estrutura. Para os principiantes, recomenda-se uma proporção de 60 por cento de fruta para 40 por cento de vegetais verdes. Depois, aos poucos, convém ir invertendo as contas para obtermos uma bebida mais rica em vegetais do que fruta. Mais tarde podemos aumentar o poder nutricional do sumo ou do batido com muitas outras coisas boas como germinados, sementes, gengibre, super alimentos, … Mas da lista de ingredientes falo mais à frente.

sumos_verdes_2

O que é um sumo?

Os sumos são normalmente feitos com uma centrifugadora que separa a polpa das frutas e dos vegetais, retirando as fibras não solúveis e tornando-os completamente líquidos. Como não têm fibras, a absorção dos nutrientes dos ingredientes usados é quase imediata, inundando o organismo de vitaminas, minerais e antioxidantes. Esta ausência de fibras torna os sumos muito populares em regimes de limpeza e desintoxicação do organismo, pois quase não exigem esforço do sistema digestivo. No entanto, como têm uma digestão muito rápida também não saciam tanto como um batido.

Um sumo verde é composto apenas por vegetais e frutas. Não precisa de uma base líquida mas pode ser enriquecido com alguns ingredientes extra.

É possível extrair sumo de quase todas as frutas ou vegetais, com excepção dos mais cremosos como a banana, o abacate e a papaia, ou dos mais fibrosos, como a manga, que funcionam muito bem em batidos. Os frutos silvestres também são demasiado delicados para poderem passar pela centrifugadora e ficam melhor em batidos.

Preparar um sumo é muito fácil e rápido. Eis os passos:

1. Lavar muito bem os ingredientes frescos, descascar aqueles que necessitem e cortá-los em pedaços;
2. Passar os ingredientes pela centrifugadora;
3. Acrescentar os extras (opcional);
4. Beber!

O que é um batido?

Os batidos aproveitam toda a polpa dos alimentos e por isso são mais ricos em fibra, tendo uma digestão mais lenta que prolonga a libertação de energia e a sensação de saciedade. São feitos num liquidificador ou até com uma varinha mágica e combinam uma base líquida com frutas e vegetais, dando origem a uma bebida mais espessa e cremosa do que os sumos.

Um batido verde é composto por três componentes essenciais:  vegetais + frutas + base líquida.  Depois podem ser enriquecidos com proteínas vegetais e gorduras saudáveis, e ainda alguns extras.

São o snack perfeito e podem até ser bastante completos nutricionalmente quando acrescentamos proteínas e gorduras saudáveis. No entanto, não devem ser vistos como substitutos totais das refeições principais no dia à dia, mas sim como um complemento nutritivo cheio de energia.

Podemos fazer batidos com quase todas as frutas ou vegetais, mas aqueles mais rijos como as cenouras ou beterrabas são mais difíceis de triturar e podem não ficar muito agradáveis. Normalmente todos os meus batidos têm um pouco de sumo de limão para aumentar a absorção do ferro dos vegetais e no verão gosto muito de acrescentar fruta congelada que, além de refrescar o batido, dá-lhe uma deliciosa textura ainda mais cremosa.

Como os liquidificadores são muito fáceis de lavar, os batidos são ainda mais rápidos de fazer do que os sumos:

1. Lavar muito bem os ingredientes frescos, descascar aqueles que necessitem e cortá-los em pedaços;
2. Combinar todos os ingredientes do batido, incluindo os extras, num liquidificador e bater;
3. Beber!

sumos_verdes_1

Que ingredientes usar?

Verduras
Acelgas / Aipo / Alface / Couves / Erva fresca de trigo ou de cevada / Ervas aromáticas / Espinafres / Nabiças / Pepino / Rebentos e germinados.

Frutas
Abacate  / Ananás / Banana / Citrinos / Frutos Silvestres / Maçã / Manga / Melancia / Melão / Meloa / Papaia / Pêra / Pêssegos / Uvas.

Base líquida (para os batidos)
Água / Água de Coco / Chás e Infusões / Leites Vegetais / Sumos naturais.

Gorduras saudáveis
Abacate / Manteigas de Oleaginosas ou Sementes / Óleo de Linhaça ou de Cânhamo / Óleo de Coco.

Proteínas vegetais
Manteigas de Oleaginosas ou Sementes / Proteínas Vegetais Isoladas de Arroz, Ervilha ou Cânhamo / Sementes de Chia ou Cânhamo.

Extras
Açaí  / Cacau / Caiena / Canela / Clorela / Erva de Trigo e de Cevada / Gengibre / Maca / Pólen de Abelhas / Sementes de Chia, Linhaça ou Cânhamo / Spirulina.

Como conservar sumos e batidos?

O ideal é bebê-los de imediato, o que com vidas mais preenchidas pode não ser sempre possível. Mas com alguns cuidados e preparação podemos ter sempre um sumo ou batido pronto a beber a qualquer hora do dia, em qualquer lugar.

1. Para vidas mesmo muito preenchidas e para os fãs dos batidos, um bom truque é fazer saquinhos com os vossos ingredientes favoritos para uma dose de batido e congelar. Depois é só tirar do congelador, bater com uma base líquida e está pronto.

2. Depois de preparar o sumo ou batido, conservar em frascos ou garrafas de vidro, de preferência escuros ou opacos. Os termos também são uma óptima solução, pois mantêm a temperatura e não deixam entrar nenhuma luz.

3. Encher o recipiente mesmo até cima para minimizar o contacto com o oxigénio. Para evitar ao máximo qualquer entrada de ar, podem ainda colocar um pouco de película aderente antes de fechar o recipiente.

4. Conservar no frigorífico e evitar mudanças de temperatura. O transporte deve ser feito em sacos térmicos ou com bolsas de gel.

5. Agitar sempre antes de beber para voltar a envolver os ingredientes.

sumos_verdes_3
RECEITAS

para 1 pessoa cada

Sumos

Cucumber Delight

Super refrescante e hidratante, este sumo é perfeito para os dias quentes do Verão e vai ajudar a manter a pele bonita e luminosa.

2 Pepinos, descascados
3 Maçãs, sem caroços
2 talos de Aipo
1 mão cheia de Hortelã
1 cm de Gengibre fresco, descascado
Sumo de 1/2 Limão

Depois de preparar o sumo, misturar o sumo de limão e servir bem fresco com umas pedras de gelo.

Beet It Juice

Este sumo é altamente desintoxicante e óptimo para um fígado feliz. Não é propriamente verde, mas tenho a certeza que vão adorar o seu irresistível tom fúcsia.

2 Beterrabas vermelhas, descascadas e cortadas em pedaços
3 Cenouras
2 Maçãs, sem caroços
1 cm de Gengibre, descascado

Batidos

Summer Dream

Super refrescante e cheio de sabores de Verão. Gosto muito de ir variando e usar também alperces e nêsperas bem docinhas.

200 ml de Chá Verde fresco
2 Pêssegos
1/2 Meloa
1/2 Pepino
3 folhas de Acelgas
4 folhas de Alface
2 mãos cheias de Hortelã
Sumo de 1/2 Limão

Tropical Crush

Adoro fazer este batido quando me apetecem sabores mais exóticos. Dificilmente consigo resistir a uma manga bem perfumada e a combinação do ananás com o coco é uma verdadeira viagem aos trópicos.

250 ml de Água de Coco fresca
2 mãos cheia de Espinafres
1/2 Manga
1/4 de Ananás
Sumo de 1 Lima
1 mão cheia de Hortelã
1 colher de sopa de Sementes de Chia

Colocar as sementes de chia de molho na água de coco por 15 minutos antes de bater todos os ingredientes num liquidificador.

Joana Alves é autora do blogue Le Passe Vite.