Joana Amaral Dias, recém-eleita secretária-geral do PTP, quer chegar Parlamento já nas próximas eleições e, mesmo reconhecendo que o caminho vai ser difícil, a ex-bloquista tem uma ideia de como lá chegar: vai “recorrer ao medo para apelar ao voto”.

Em entrevista à Antena 1 – que vai para o ar esta quinta-feira -, a líder da coligação AGIR/PTP, não poupou críticas ao Executivo liderado por Pedro Passos Coelho e à alternativa proposta pelos socialistas, que, para a psicóloga, não chega a ser verdadeiramente alternativa. “Estou convencida de que em outubro ou novembro no pós-eleitoral, caso o PS vença as eleições e forme governo vai seguir exatamente a mesma linha de ataque aos salários de ataque às pensões. Aliás, nós assistimos ao lançamento das medidas do PS e são exatamente a mesma linha”.

A antiga dirigente do Juntos Podemos acredita que a proposta socialista de alteração na Taxa Social Única é apenas mais uma forma de “voltar a atacar a Segurança Social”, em linha com o que este Governo tem feito, mas com uma receita diferente. Por não ver qualquer diferença entre os partidos “que nos empurraram da ribanceira”, a ex-bloquista garante que “nunca” se vai coligar com os socialistas.

Em relação às próximas legislativas, Joana Amaral Dias, começou por reconhecer que a coligação “chegou tarde a combate” e que, por isso, as expectativas não podem ser muito elevadas. Ainda assim, o Agir espera eleger “um deputado, dois deputados” e ter voz ativa nos destinos do país. “Aquilo que nós nos propomos não é ser um partido de protesto. Nós não queremos ser só um partido de indignados. Nos queremos também ir à luta pela mudança, nós queremos chegar a ser governo”.

Mas se as legislativas são a primeira meta do Agir/PTP, as presidenciais não deixam de estar no horizonte da coligação. Começando por admitir que “é possível” que o partido venha a patrocinar um candidato a Belém, Joana Amaral Dias não excluiu a hipótese de ser ela mesma candidata a suceder a Cavaco Silva. “Neste momento, não penso nisso, como imagina. Estou noutro combate”, revelou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR