Cerca de 23 mil pessoas reuniram-se este domingo junto ao monumento megalítico de Stonehenge, em Inglaterra, para assinalar o Solstício de Verão, adiantou a agência espanhola EFE.

De acordo com a polícia do condado de Wiltshire, no sudoeste de Inglaterra, foram cerca de 23 mil as pessoas que acorreram ao local para contemplar o nascer do sol no dia mais longo do ano, que aconteceu pelas 4h52 locais (mesma hora em Lisboa).

Ainda assim, a assistência foi consideravelmente menor do que a registada no ano passado, referiu a polícia. As autoridades tinham previsto uma afluência a Stonehenge na ordem das 30 mil pessoas, mas a previsão de céu nublado pode ter levado muitas pessoas a ficar em casa.

Segundo o chefe da polícia de Wiltshire, Gavin Williams, o evento foi “um grande êxito” e as celebrações do Solstício de Verão, que decorreram ao som de tambores, foram “pacíficas e positivas”. Este ano foram detidas menos pessoas do que no ano anterior, e só nove foram detidas por posse de drogas.

Stonehenge, também chamado “O Templo do Sol”, foi construído há cerca de cinco mil anos. Há várias décadas que é tradição em Inglaterra acorrer a Stonehenge para celebrar a chegada do verão, uma vez que se permite o acesso ao anel formado pelas pedras do conjunto arqueológico.

Declarado património da Humanidade pela UNESCO em 1986, Stonehenge é um monumento em semicírculo, e os arqueólogos nunca conseguiram confirmar se alguma fez formou um círculo perfeito. Cerca de um milhão de turistas visitam anualmente este local no Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR