Jornalistas da Lusa, Visão, Rádio Renascença, Público, SIC e Antena 1 e ainda o jornal “Soberania do Povo” e Fernando Paulouro Neves (mérito) são os vencedores dos prémios Gazeta 2014, do Clube de Jornalistas.

Uma série de reportagens sobre a presença de Portugal na I Grande Guerra valeram aos jornalistas Manuel Carvalho e Manuel Roberto, do jornal Público, o prémio Gazeta de Imprensa, e uma reportagem sobre uma viagem do grupo coral de Serpa à sede da UNESCO a Paris deu ao jornalista Mário Galego, da Antena 1, o prémio de Rádio.

O jornalista António Cotrim, da Agência Lusa, ganhou o prémio Gazeta de Fotografia com a reportagem fotográfica do resgate, por helicóptero, dos corpos de um casal polaco que caiu no Cabo da Roca no verão passado. O júri considerou a foto vencedora como “um bom exemplo de sentido de oportunidade e qualidade de um repórter em serviço”.

No prémio Gazeta de Televisão o vencedor foi o jornalista Pedro Coelho, da estação televisiva SIC, pela reportagem “Depois da Fraude”, sobre o BPN e a gestão da carteira de dívidas do banco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Gazeta Revelação foi distinguida Vânia Maia, da revista Visão, por uma reportagem sobre os estudantes estrangeiros que frequentam universidades portuguesas (programa Erasmus), e o prémio Multimédia foi atribuído a Catarina Santos, da Rádio Renascença, com uma reportagem sobre os imigrantes que tentam chegar à Europa vindos do continente africano.

O júri distinguiu ainda o jornal “Soberania do Povo”, de Águeda, fundado em 1879 e que é o semanário mais antigo de Portugal. E com a Gazeta de Mérito ficou Fernando Paulouro Neves, que foi diretor do Jornal do Fundão até final de 2012, jornal onde trabalhou mais de 40 anos.

O júri foi constituído pelos jornalistas Eugénio Alves e Cesário Borga, pelos professores Elisabete Caramelo, Fernando Cascais, Fernando Correia (também jornalista), José Rebelo e Paulo Martins, e pelo crítico de cinema e televisão Jorge Leitão Ramos.