Disparos e explosões foram ouvidos hoje, pouco antes da abertura das assembleias de voto, para as eleições presidenciais no Burundi, na zona de Musaga, sul de Bujumbura, segundo um jornalista da AFP e vários habitantes.

De acordo com um responsável da polícia que falou sob anonimato, um agente foi morto durante a noite na explosão de uma granada em Mutakura (norte).

Testemunhas afirmaram também que um civil foi morto a tiro durante a noite em Nyakabiga (este), em circunstâncias desconhecidas.

As assembleias de voto abriram hoje pelas 05h00 (hora de Lisboa).

As eleições presidenciais decorrem no Burundi no meio de uma crise política marcada nos últimos dois meses e meio por violência, uma tentativa de golpe de Estado e confrontos entre exército e rebeldes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A crise foi desencadeada pela candidatura do Presidente Pierre Nkurunziza a um terceiro mandado.

A oposição afirma que a candidatura é inconstitucional e contrária ao Acordo de Paz de Arusha, que pôs fim à longa guerra civil no Burundi (1993-2006, 300 mil mortos). Este acordo foi conseguido em 2000, depois de intensos esforços de mediação dos países da região.

Desde o início da crise, pelo menos 70 pessoas foram mortas e mais de 140.000 cidadãos do Burundi fugiram para países vizinhos como o Ruanda, a Tanzânia e a República Democrática do Congo.