Uma modelo de 23 anos, loira e a usar uma espécie de biquíni corre sobre o alcatrão, ao mesmo tempo que empurra um carro de bebé com uma criança a bordo. A imagem é a nova aposta da Bugaboo — fabricante de carrinhos para transportar crianças cujos preços vão desde 280 a 1400 euros –, mas também a sua nova dor de cabeça. Isto porque a marca tem estado, nas últimas horas, debaixo de fogo, com inúmeras mães a criticarem a imagem em questão.
A publicidade no centro da polémica, diz o britânico Telegraph, foi o resultado de uma sessão fotográfica para a edição holandesa da Vogue. Só depois foi usada pela Bugaboo, pelo que não é claro se esta teve, ou não, responsabilidade na imagem original — é possível encontrá-la na conta oficial de Facebook da marca, publicação que conta com cerca de 1000 comentários e mais de 200 partilhas.
See how model and mum Ymre Stiekema stays fit and healthy with the Bugaboo Runner. http://mi8.ly/4ojq24 Stay tuned for more running tips!
Posted by Bugaboo on Terça-feira, 21 de Julho de 2015
Entre os muitos comentários tornados públicos, é possível ler acusações dirigidas à marca por esta apostar numa publicidade e mensagem irrealistas. Mas há ainda comentários de apoio e de apelo — para que as mulheres se defendam umas às outras –, além de respostas irónicas que procuram ridicularizar a situação:
Conheço várias mães que correm e nenhuma delas é assim, porque não têm 23 anos ou um corpo de modelo naturalmente magro — antes de correr e antes de ter o bebé. Como muitos anúncios, isto não é a realidade.
A sério senhoras? São assim tão críticas ou invejosas que têm de questionar o motivo por que ela está a correr? As mulheres deviam apoiar-se umas às outras.
Prefiro correr nua com as minhas crianças.
Estão a gozar? Quem vai correr assim [vestida]?
https://instagram.com/p/5ZodJhQArk/?taken-by=bugaboohq
Ymre Stiekema, a modelo protagonista do anúncio, é efetivamente mãe de uma criança de dois anos e uma corredora nata, mas isso não impediu que os protestos ganhassem terreno, com muitos órgãos de comunicação a darem voz à polémica.
Exemplo disso é a edição norte-americana da Vogue, que esta terça-feira escreve um artigo onde coloca a seguinte questão: “A fotografia do Bugaboo é muito ofensiva para novas mamãs?”. O Telegraph segue a mesma tendência, ao publicar o seu próprio artigo de opinião.